25 setembro, 2011

Reconhecimento da Palestina rejeitado na AR. Viva o non-sense

A TVI 24 dá-nos conta do que se passou no dia 23 de Setembro no Plenário da AR.

Reconhecimento da Palestina rejeitado na AR.

Este foi o único relato, que encontrei, do que lá se passou e infelizmente a AR não disponibiliza em tempo útil um mínimo de informação sobre o que lá acontece.

O que eu sei - e aqui a AR informa - é que existiam três projectos de resolução  recomendando o reconhecimento do Estado da Palestina e um voto de congratulação, para debate e votação,a saber:


Projecto de Resolução 57/XII   (BE)

Recomenda ao Governo que reconheça o Estado da Palestina e que apoie o pedido de adesão do Estado da Palestina às Nações Unidas.
[formato DOC] [formato PDF]


Projecto de Resolução 72/XII   (PCP)

Recomenda ao Governo que reconheça o Estado da Palestina
[formato DOC] [formato PDF]


Projecto de Resolução 83/XII (PEV)
Pelo reconhecimento do Estado da Palestina e pelo apoio ao pedido de adesão do estado palestiniano como membro da Organização das Nações Unidas. [formato DOC] [formato PDF]

(Este projecto não é referido na notícia da TVI, por isso não sabemos o que lhe aconteceu)

E finalmente surgido na véspera do debate o:


Voto 17/XII (PS)
Ver texto... [formato PDF]
Número:  17
Legislatura:  XII
Sessão Legislativa:  1
Assunto:  Voto de Congratulação pelo avanço negocial do processo Israelo-Palestiniano
Tipo de Voto:  Voto de congratulação

Quer pela escolha do tipo de intervenção regimental - voto de congratulação - quer pelo perfeito non-sense  do seu título - Voto de Congratulação pelo avanço negocial do processo Israelo-Palestiniano - quer ainda pelas contradições do seu texto, mais parece uma manobra de diversão e de embuste que outra coisa. Aliás quem tiver o cuidado de ler o texto verificará se tenho razão em afirmar que "à la PS", nem é carne, nem peixe, antes pelo contrário. Leia o texto mas vá até ao fim e diga-me como tais considerandos resultaram numa tal conclusão.

Registo com apreço a posição independente de alguns deputados do PS ao não votar contra os projectos do BE e do PCP, ambos rejeitados com os votos da maioria dos deputados do PS a que se juntaram os dos deputados do PSD e do CDS-PP.

No caso do BE abstiveram-se Eduardo Cabrita, Ana Paula Vitorino, Isabel Moreira, João Galamba, Idália Serrão e Duarte Cordeiro

No caso do projecto do PCP, Isabel Moreira votou a favor e abstiveram-se Eduardo Cabrita, Ana Paula Vitorino, João Galamba, Idália Serrão e Duarte Cordeiro.


O Voto de Congratulação do PS passou apenas com os seus próprios votos e a abstenção dos deputados do PSD e do CDS-PP.

Sem comentários: