Mostrar mensagens com a etiqueta PEM UE. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta PEM UE. Mostrar todas as mensagens

03 junho, 2010

Rabis apelam ao levantamento do cerco a Gaza e à realização da paz.

NB: Para saber mais sobre este movimento e como participar, sendo crente de uma qualquer religião ou não crente, leia o nosso post de 10 de Julho de 2009, anteriormente publicado no "Fórum Palestina" sob o título Rabinos jejuam e apelam ao jejum de crentes e não crentes, em solidariedade com Gaza e pela Paz.

Publico esta newsletter recebida hoje para vos dar a conhecer mais uma nuance na paleta de mil cores que representa a solidariedade com o Povo da Palestina. 


Ta'Anit Tzedek-Jewish Fast for Gaza Newsletter


June 2010


Caro apoiante da Ta'anit Tzedek,

Enviamos este boletim especial em resposta ao ataque mortal de Israel a um dos navios da flotilha "Liberdade para Gaza" (Freedmom Flotilla).

A Ta'anit Tzedek foi fundada há um ano com três objectivos: quebrar o silêncio, levantar o cerco e buscar a paz.

Este último ataque trágico e imoral por parte de Israel é outra consequência desastrosa do cerco imposto por Israel sobre Gaza.

Ta'anit Tzedek condena o ataque e apela a realização de uma investigação imparcial e credível. Acreditamos que os responsáveis por esse ataque devem ser responsabilizados, assim como temos repetidamente (até agora sem sucesso), pedido uma investigação imparcial e a responsabilização por acções durante a Operação Cast Lead [Chumbo Fundido].

Embora os detalhes do ataque sejam importantes, a questão principal é o cerco imposto por Israel sobre Gaza, com a cumplicidade dos Estados Unidos e da União Europeia.

A Flotilha de Gaza Livre, como a Gaza Freedom March [Marcha da Liberdade] em Dezembro, assim como Ta'anit Tzedek e muitas outras iniciativas levadas a efeito por diferentes organizações, são esforços populares para destacar o cerco e o imenso sofrimento que causa ao povo de Gaza.

O cerco imoral deve ser levantado.

Apelamos ao Presidente [dos EUA] e ao Congresso para que insistam no fim do cerco a Gaza. Também apoiamos todas as acções do governo dos E.U.A. para forçar negociações directas entre Israel e todos os partidos palestinos relevantes, incluindo o Hamas, no sentido de uma resolução justa do conflito.

Levantar o cerco! Realizar a paz!

Encorajamos todos os membros da Ta'anit Tzedek a participarem nos esforços nacionais e locais, em resposta a este ataque.

Para obterem uma lista completa das acções que se encontra alojada no website da Gaza Freedom March [Marcha da Liberdade]

Esperamos que o nosso próximo dia de jejum, na quinta-feira 17 de Junho, seja um momento em que façamos acções públicas nas nossas comunidades locais.


A seguir indicamos alguns recursos que podem ser úteis:

1) Declaração rabínica sobre o ataque:

Os rabinos envolvidos na Ta'anit Tzedek emitiram uma resposta rabínica ao ataque. Poderá ver a declaração rabínica aqui e os rabinos são convidados a assinar a declaração enviando um e-mail para: rabbisletter@gmail.com

2) As declarações e acções sugeridas por organizações judaicas nacionais:

O Shalom Center, a Jewish Voice for Peace e a Tikkun Community todos eles emitiram declarações e apelos para a realização de acções em resposta ao ataque.
  • Leia a declaração da Tikkun Community aqui.
  • Leia a declaração do Shalom Center aqui.
  • Leia a declaração da Jewish Voice for Peace aqui.
3) Artigos

Muitos artigos importantes foram escritos. Destacamos aqui apenas alguns: 

4) Próximo dia de jejum

Por último, o nosso próximo dia de jejum é a 17 de Junho, quinta-feira. Se quiser planear um
Ta'anit Tzedek na sua comunidade pedindo o levantamento do cerco, envie por favor um e-mail para o rabbibrianwalt@gmail.com.

 If you would like to plan a public Ta'anit Tzedek event in your community calling for a lifting of the siege, please send an email to rabbibrianwalt@gmail.com.
Solidariamente,

Shalom/Salaam/Peace/Paz,


Rabbis Brian Walt and Brant Rosen
Co-Founders Ta'Anit Tzedek-Jewish Fast for Gaza

29 abril, 2010

A União Europeia já está a arder

Ontem a Standard & Poor’s (S&P) voltou a baixar a notação das dívidas soberanas da Grécia e de Portugal, metendo Espanha no mesmo saco.

Se há uns dias atrás o problema parecia ser, para alguns, apenas da Grécia, hoje, notoriamente, o problema é de todos os que subscreveram o pacto económico e monetário da União Europeia.

Como fazemos parte da União Europeia (UE) cabe ao Governo Português na defesa dos nossos interesses, ainda soberanos, e como um dos países mais directamente afectados, propor uma reunião com carácter de urgência para que se avalie a situação e se definam políticas e mecanismos que defendam a União Europeia como um todo e cada país membro em particular do impacto das notações de uma qualquer empresa de rating americana - a S&P é uma empresa privada americana, pertencente ao grupo The McGraw-Hill Companies - por muito correctas que aquelas possam ser.

Aliás as indefinições na abordagem à questão grega e o protelamento de uma decisão sobre o tema só tem agravado a situação e "infectado" outras como é patente, quanto aos casos tão distintos como os de Portugal e de Espanha.

O certo é que a UE já está a arder e o seu presidente Herman Van Rompuy, só agora anunciou que irá convocar uma reunião dos países da zona euro "para 10 de Maio", para debater a crise grega.

Eu tenho presente que, a 9 de Maio, irão realizar-se importantes eleições regionais na Alemanha, e que um resultado negativo poderá retirar a maioria ao Governo da Senhora Merkel, - por isso a marcação da reunião ser só para 10 - mas esta é mais uma razão para se definirem urgentemente politicas e mecanismos que blindem a UE de tais vicissitudes particulares.

Faço votos para que o Sr. Von Rompuy, até lá, altere a ordem de trabalhos para que, para além de avaliar a crise grega e definir a solidariedade devida à Grécia, sob as naturais garantias, se avalie igualmente a vulnerabilidade da UE face às notações das agências de rating americanas e se definam as políticas e medidas que defendam a UE de ataques mais ou menos especulativos.