Mostrar mensagens com a etiqueta Bomba atómica. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bomba atómica. Mostrar todas as mensagens

09 agosto, 2012

Hiroshima e Nakasaki: NUNCA MAIS!


Nagasaki. 9 de Agosto de 1945 (11:01)

As estimativas, do primeiro massacre por armas de destruição maciça, sobre uma população civil, apontam para um número total de mortos a variar entre 140 mil em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki, sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação. A maioria das vítimas era civil.

"Se tivessem sido os alemães a lançar bombas atómicas sobre cidades ao invés de nós, teríamos considerado esse lançamento como um crime de guerra, e sentenciado à morte e enforcado os alemães considerados culpados desse crime no Tribunal de Nuremberga."

Afirmou Leo Szilard, um cientista que tinha então um papel fundamental no desenvolvimento da bomba atómica.

O general MacArthur, que durante a guerra teve sob seu comando as tropas aliadas no Pacífico, reconheceria em 1960:
"Não havia nenhuma necessidade militar de empregar a bomba atómica em 1945."

06 agosto, 2012

Hiroshima e Nagasaki: Nunca mais!


In "Hiroshima Collection" de Hiromi Tsuchida

Eram 08h15, hora do Japão, quando o bombardeiro americano Enola Gay largou uma bomba atómica sobre Hiroshima, em 06 de Agosto de 1945.

Segundo estimativas, mais de 140 mil pessoas morreram naquele dia e nos meses seguintes.

Três dias depois, a 9 de Agosto, outro avião americano largou uma bomba de plutónio sobre a cidade de Nagasaki, provocando a morte a mais de 80 mil pessoas.

Manter viva a recordação de Hiroshima e Nagasaki é um imperativo de todo o ser humano responsável para que, como afirmou o então primeiro-ministro japonês Shinzo Abe num discurso junto ao Parque da Paz, em Hiroshima, em 2008:

"As tragédias de Hiroshima e Nagasaki jamais se repitam em qualquer outro lugar da terra."