Mostrar mensagens com a etiqueta Bolívia-Pal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bolívia-Pal. Mostrar todas as mensagens

22 dezembro, 2010

Bolívia reconheceu hoje, oficialmente, a existência do Estado palestino

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou hoje o reconhecimento da Palestina como Estado independente e soberano, como já o fizeram Brasil e Argentina, no decurso deste mês.

“Assim como outros países, como o Brasil, a Bolívia reconhece o Estado palestino, a sua independência, a sua soberania”, declarou o presidente boliviano, Evo Morales, numa conferência de imprensa na sede do governo.

Morales afirmou também que a decisão foi tomada após análise do governo, que constatou “os graves problemas que os palestinos têm”, com os Estados vizinhos, e que “a Bolívia não quer continuar esperando a solução de braços cruzados”.

“A Bolívia não podia mais esperar diante dos problemas de direitos humanos, temas territoriais, temas de soberania que a Palestina precisa enfrentar”, disse Morales.

Morales afirmou ainda que Israel “comete um genocídio” contra o povo palestino e pediu a outros países e organismos internacionais que assumam as suas responsabilidades para tentar conter Israel.

Em Janeiro de 2009, Morales rompeu relações com Israel como resposta à ofensiva militar na Faixa de Gaza, que deixou milhares de mortos e feridos.

19 dezembro, 2010

Bolívia anuncia que também reconhecerá a Palestina como Estado independente

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou que, na próxima semana, o país vai reconhecer a Palestina como Estado independente.

“A Bolívia enviará uma carta ao presidente da Palestina reconhecendo a Palestina como Estado independente e soberano”, disse ontem (17) Evo Morales numa conferência de imprensa, no Paraguai.

Segundo Morales, a carta que enviará na terça-feira também será dirigida "a todos os organismos internacionais".

"Não podemos ver de camarote o que vive o povo palestino", disse o líder boliviano. "Não podemos seguir vendo essa espécie de genocídio", acrescentou Morales em referência ao conflito dos palestinos com Israel, país com o qual rompeu relações em Janeiro de 2009, logo após o ataque à Faixa de Gaza.

Segundo o governante, "todos temos direito de viver com soberania", por isso é necessário que "as organizações internacionais procurem parar com as perdas de vidas", disse.

O reconhecimento boliviano ao Estado Palestino independente e com as fronteiras de 1967 ocorre depois de Brasil e Argentina tomarem a mesma decisão no início de Dezembro. O Uruguai formalizará as relações diplomáticas com a Palestina no começo de 2011, com a instalação de uma embaixada nos Emirados Árabes.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, expressou satisfação com o reconhecimento por parte da Bolívia, segundo a agência oficial palestina Wafa.

O negociador palestino, Saeb Erekat, também agradeceu “ao povo irmão boliviano e ao seu presidente, Evo Morales” e afirmou que o reconhecimento “é um grande passo na direcção correta, alinhado com o Direito Internacional e coerente com a política exterior das nações latino americanas”.