Mostrar mensagens com a etiqueta Dia de Hiroshima. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dia de Hiroshima. Mostrar todas as mensagens

06 agosto, 2012

DIA DE HIROSHIMA: Rosa de Hiroshima

A propósito aqui vos deixo Rosa de Hiroshima,uma composição de Vinícius de Moraes e Gerson Conrad, datada de 1973 e cantada por Ney Matogrosso.


Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas

Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária

A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atómica

Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada

Hiroshima e Nagasaki: Nunca mais!


In "Hiroshima Collection" de Hiromi Tsuchida

Eram 08h15, hora do Japão, quando o bombardeiro americano Enola Gay largou uma bomba atómica sobre Hiroshima, em 06 de Agosto de 1945.

Segundo estimativas, mais de 140 mil pessoas morreram naquele dia e nos meses seguintes.

Três dias depois, a 9 de Agosto, outro avião americano largou uma bomba de plutónio sobre a cidade de Nagasaki, provocando a morte a mais de 80 mil pessoas.

Manter viva a recordação de Hiroshima e Nagasaki é um imperativo de todo o ser humano responsável para que, como afirmou o então primeiro-ministro japonês Shinzo Abe num discurso junto ao Parque da Paz, em Hiroshima, em 2008:

"As tragédias de Hiroshima e Nagasaki jamais se repitam em qualquer outro lugar da terra."