Mostrar mensagens com a etiqueta Desporto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Desporto. Mostrar todas as mensagens

13 agosto, 2010

Federação de Futebol da Palestina protesta na FIFA contra proibição de Israel

A Federação Palestina de Futebol apresentou uma reclamação na FIFA sobre a decisão israelita de impedir seis jogadores da selecção palestina de deixar a Cisjordânia para um jogo amistoso contra a Mauritânia.

O técnico da equipa foi obrigado a substituir os jogadores titulares por outros, no jogo que se realizou na passada quarta-feira e que terminou empatado 0 a 0.

Os seis jogadores foram informados que não poderiam deixar a Cisjordânia, região ocupada por Israel desde 1967, porque são moradores da Faixa de Gaza, declarou Suleiman al-Abeid, um dos atletas impedidos de viajar.

Abeid viajou pela última vez com a selecção palestina há dois meses atrás, para disputar um jogo no Sudão. Ele afirmou que normalmente recebia permissão israelita para poder jogar fora do Território Ocupado da Palestina.

11 agosto, 2010

Atletas da Federação Palestina de Futebol impedidos de participar a nível internacional por Israel

Pelo menos seis jogadores palestinos apresentados como titulares estarão ausentes do jogo internacional amistoso contra a equipa nacional da Mauritânia, previsto para esta quarta-feira em Nouakchott, soube a PANA de fontes desportivas.

Mohamed Khalil Abou Khaltem, membro da Federação Palestina de Futebol (FPF) e responsável das selecções nacionais, explicou à imprensa estas ausências pela "recusa das autoridades de ocupação" israelitas autorizarem a saída destes jogadores para viajarem até à Mauritânia.

A Mauritânia prepara as eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN) previsto para 2012 no Gabão e na Guiné Equatorial. Ela actua no mesmo grupo que o Burquina Faso, a Namíbia e a Gâmbia.

Por seu lado, a Palestina está a preparar o Campeonato do Sudoeste Asiático previsto para 24 de Setembro a 16 de Outubro na Jordânia.

A resposta mais adequado seria a de sancionar esta atitude de Israel não permitindo aos seus atletas competirem internacionalmente mas dizem-me que tal não será possível porque nos estatutos dos organismos internacionais desportivos está inscrito a sua obrigação de serem apolíticos, a questão põe-se então da seguinte forma: Como manter essa presumível apoliticidade não sancionando comportamentos anti-desportivos como os de Israel, que aqui damos conta?

Fonte: PANA