09 junho, 2009

Tariq Ramadan

O Professor Tariq Ramadan é Mestre em Filosofia e Literatura Francesa e Doutor em Estudos Islâmicos e Árabes pela Universidade de Genebra, tendo recebido formação intensiva e personalizada em estudos clássicos Islâmicos ministrada por académicos da Universidade de Al-Azhar, no Cairo.

Tariq Ramadan é professor de Estudos Islâmicos Contemporâneos, no Instituto Oriental (St Antony’s College) da Universidade de Oxford. É igualmente professor na Faculdade de Teologia daquela universidade.

É ao mesmo tempo professor visitante, na Faculdade de Estudos Islâmicos, no Qatar; em Marrocos (Mundiapolis) e ainda Senior Research Fellow na Universidade de Doshisha (Kioto, Japão).

Através dos seus escritos e palestras tem contribuído substancialmente para o debate sobre os Muçulmanos no Ocidente e sobre o renascimento Islâmico no mundo Muçulmano. Intervém ainda, tanto ao nível académico como social, dando conferências por todo o mundo sobre teologia, lei islâmica e jurisprudência, ética aplicada, filosofia, justiça social, economia, política e o diálogo inter-religioso e intra-comunidades.

O Professor Tariq Ramadan é actualmente Presidente do think tank do Parlamento Europeu: European Muslim Network (EMN), em Bruxelas.


Últimas obras: "The Quest for Meaning: Developing a Philosophy of Pluralism", Penguin, UK, 2010; “What I believe” OUP USA (Nov 2009); “Radical Reform, Islamic Ethics and Liberation” OUP USA (Nov 2008); tendo acabado de anunciar a publicação do seu próximo livro: "Islam and the Arab Awakening".
 
(Actualizado em 2011.11.05)

 
Site oficial

.

Sem comentários: