23 junho, 2009

"Free Gaza" zarpa de novo contra o bloqueio a Gaza


Daqui a dois dias o Movimento “Free Gaza” navegará de novo 240 milhas nos mares, de Chipre a Gaza, na sua oitava missão, com o objectivo de, uma vez mais, romper o cerco a Gaza, por mar, cerco que mantém 1,5 milhões de seres humanos, há mais de dois anos como que encarcerados, no maior campo de concentração da história.
Nos porões do “Free Gaza” e do “Spirit of Humanity” seguirão poucas toneladas de cimento – os barcos são pequenos - e malas cheias de brinquedos, lápis e livros para colorir, para crianças, tudo artigos proibidos pelo governo de Israel.

Duas das organizadoras, Huwaida Arraf e Greta Berlim, bem como a ex-congressista dos E.U.A., Cynthia McKinney, numa conferência de imprensa realizada em Doha, no Catar, na passada segunda-feira, exortaram o mundo a reconhecer os direitos humanos e civis dos palestinos ... direitos que lhes são negados há mais de 61 anos.

"As pessoas em Gaza estão sobrevivendo em condições sub-humanas. As crianças estão morrendo, e os governos estão silenciosos. É importante continuar a enviar barcos a Gaza para desafiar o criminoso bloqueio imposto por Israel", afirmou a Sra. Huwaida Arraf.

"Os doadores internacionais prometeram mais de US $ 4BN para reconstruir Gaza, mas nenhum deles faz o que quer que seja quanto ao facto de Israel não permitir a entrada de materiais de construção no território. É por isso que 36 de nós, de 16 diferentes países, zarparemos na quinta-feira: Para dizer ao mundo para fazer alguma coisa. " acrescentou.

Quando perguntada que garantias tem o grupo recebido do governo israelita, a resposta veio desafiadora:

"Nós não procurámos obter autorização ou coordenar a viagem com as autoridades israelitas. Israel tem abusado grosseiramente da sua autoridade como uma potência ocupante, violando diariamente os direitos humanos dos palestinos, impondo-lhes uma punição colectiva. É tempo da comunidade internacional parar a cumplicidade com a política de bloqueio ilegal de Israel. "

O grupo pretende realizar, pelo menos, três missões ao longo do Verão, a 25 Junho, a 14 de Julho e a 16 de Agosto, perto do aniversário da primeira viagem bem sucedida.

1 comentário:

Elizabeth Lobato disse...

Desejo sucesso para esta ação humanitária do Movimento Free Gaza!!!!! Não fossem vocês e outros poucos, o sofrimento dos palestinos seria ainda pior.
Parabéns ao site, sempre alerta para com os problemas enfrentados por este povo!!!!!