17 julho, 2010

Saramago censurado pelo Executivo da Camara do Porto (PSD/PP): aqui se dá "os nomes aos bois"

Chamou-me à atenção o título de uma crónica, dada à estampa ontem, no Público "O ódio".

Vi quem a subscrevia, mas não liguei de imediato o nome à pessoa: João Teixeira Lopes.

Então lendo percebi ao que JTL se referia. E lendo descobri o que me passara de lado, apesar da atenção diária que dedico à Comunicação Social. Ou terá sido a pouca relevância que a CS deu a este acontecimento que fez que nele não reparasse?

De facto, pesquisando encontrei uma entrada de 13 de Julho na TVI24, outra a 14 do Público - aqui mea culpa que até sou assinante - e ainda, no mesmo dia, no JN.

Mas vamos aos factos:

O vereador Rui Sá, da Câmara Municipal do Porto, apresentou um voto de homenagem a José Saramago na última reunião de vereação.

A maioria PSD/PP entendeu que a votação deveria ter dois momentos:

O primeiro, onde seria votado ou não, o reconhecimento do contributo do escritor para a “divulgação e o prestígio de Portugal” e a apresentação de condolências à família, nos seguintes termos: "... face ao falecimento de José Saramago, Escritor, Prémio Nobel da Literatura e, até hoje, o único Prémio Nobel da Literatura Português, a Câmara do Porto, ciente do importante contributo que deu para a divulgação e o prestígio de Portugal e da Língua Portuguesa curva-se respeitosamente perante a sua memória, apresenta sentidas condolências à sua família".

  • Foi aprovada com os votos favoráveis dos vereadores da CDU e do PS, a abstenção (abstenção? ... numa situação destas? apenas a viscosa falta de verticalidade moral e ética) do presidente Rui Rio, e de cinco vereadores do PSD/PP, tendo votado contra Manuel Moreira de Sampaio Pimentel Leitão do PP;
O segundo, onde seria votada, ou não, a atribuição do nome do escritor a uma rua da cidade segundo esta fórmula simples: "José Saramago, Escritor, Prémio Nobel da Literatura 1998".

  • Foi recusada pelos votos da vereação PSD/PP e a abstenção do vereador do Partido Socialista Luciano Vilhena Pereira.
Para que se saiba quem é a vereação PSD/PP aqui ficam os nomes, quanto às caras poderá vê-las aqui.

  • Rui Fernando da Silva Rio (PSD)
  • Álvaro António Magalhães Ferrão de Castello-Branco (PP)
  • Matilde Augusta Monteiro da Rocha Alves (PSD)
  • Vladimiro Mota Cardoso Feliz (PSD)
  • Manuel Moreira de Sampaio Pimentel Leitão (PP)
  • Guilhermina Rego (PSD)
  • Gonçalo Nuno de Sousa Mayan Gonçalves (PSD)
Eis assim aqui nomeados os novos censores do pensamento, aqueles que pretendem transformar o Porto numa sociedade mesquinha e sem horizontes, à medida do seu convencionalismo retrógrado, bafiento e asfixiante.

Não sei porquê, mas estas atitudes fazem-me lembrar aquela frase mítica do nacional-socialismo, sobre a cultura:

“Quando ouço falar em cultura, puxo da pistola!"

Concluindo, em minha opinião, José Saramago, não precisa do nome numa qualquer rua, de uma qualquer cidade, pois já tem o seu nome inscrito, milhões de vezes, na maior Via do Universo do Conhecimento e da Infornação: a Internet.

Sem comentários: