18 julho, 2010

Liga Árabe: Negociações directas só com garantias escritas

O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Musa, assegurou, neste domingo, depois de se reunir, no Cairo, com o emissário americano para o Médio Oriente, George Mitchell, que os palestinos não podem começar negociações directas com Israel sem garantias por escrito.

"Não podemos passar automaticamente de um tipo de negociação para outro sem garantias por escrito", declarou Musa, cuja organização apoiou as negociações indirectas entre palestinos e Israel em Maio.

Musa fez estas declarações depois de se reunir com Mitchell.

Na véspera, Abbas também pedira a Washington garantias sobre a interrupção da colonização israelita em Jerusalém Oriental antes de retomar negociações directas com Israel.

"Até o momento, não há esclarecimentos sobre a posição americana a respeito de um certo número de problemas, em particular os que permitiriam passar a discussões sobre um acerto final", explicou um dirigente da OLP, Yasser Abed Rabbo, ao comentar o encontro de Abbas com Mitchell.

Os palestinos exigem uma paralisação total da colonização antes de negociar a paz.

De seu lado, Mitchell classificou seu encontro com Abbas de "muito produtivo". Como é habitual, o mediador americano não entrou em detalhes.

Sem comentários: