18 julho, 2010

ASEAN irá apelar para "um acesso sem entraves a Gaza"

A Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN - Association of South-east Asian Nations) apela para um acesso sem entraves à ajuda para Gaza e a retoma das negociações de paz no Médio Oriente, num projecto de documento que será colocado à consideração dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Associação, a partir da próxima segunda-feira, na sua reunião anual, que terá lugar no Vietname.

O documento “condena firmemente" o ataque militar israelita de 31 de Maio a uma flotilha de ajuda humanitária com destino à Faixa de Gaza, onde nove activistas turcos foram mortos, provocando clamorosos protestos internacionais.

“Neste sentido, reiteramos o apelo para o livre acesso da ajuda humanitária ao povo palestiniano na Faixa de Gaza, a fim de ajudar a aliviar seu sofrimento", diz o projecto de documento obtido pela AFP, em avanço.

No seu projecto, os ministros da ASEAN apelam ainda para a retoma das negociações para que seja encontrada “uma solução definitiva justa e abrangente com a concretização de dois estados, Israel e Palestina”.

Os debates culminam na sexta-feira no Fórum Regional da ASEAN, que integra 27 países da região Ásia-Pacífico, e que é o mais importante fórum para a segurança da região. Nele irá estar presente a secretária de Estado Hillary Clinton.

Fonte: AFP

Sem comentários: