30 julho, 2010

ONU denuncia Israel por "discriminação" a palestinos nos territórios ocupados e pelo bloqueio a Gaza

A Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas denunciou nesta sexta-feira Israel por não reconhecer e não aplicar o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos nos territórios palestinos ocupados, o que provoca "uma situação de total discriminação" da população palestina.

Reunidos em Genebra desde 12 de Julho, 18 especialistas independentes apresentaram as suas conclusões sobre Israel, entre as quais se destaca a que o Estado de Israel não "fez nenhum avanço no reconhecimento do pacto", afirmou, em conferência de imprensa, Christine Chanet, representante da comissão.

Christine Chanet recordou que o Tribunal Internacional de Justiça solicitou expressamente em 2004 que Israel aplicasse o pacto tanto no seu país quanto nos territórios palestinos ocupados, "algo que, claramente, segue sem cumprir".

A representante da ONU disse, além disso, que a "discriminação é total", já que os colonos judeus na Cisjordânia estão protegidos pelo pacto, enquanto a população palestina não o está.

A comissão pediu que Israel levante o bloqueio que mantém contra Gaza, "que viola os direitos dos palestinos", afirmou a especialista, e que aceite uma investigação "independente e internacional" para esclarecer o ataque do Exército israelita à frota de barcos que levaria ajuda humanitária a Gaza, no dia 31 de Maio, no qual nove activistas turcos morreram.

Sem comentários: