03 julho, 2010

Para quem tinha dúvidas: Conversas gravadas provam que Nixon queria eliminar Salvador Allende

Conversas gravadas provam que Nixon queria eliminar Salvador Allende in Ionline

Um artigo de André Patrocínio com base nas conclusões retiradas de gravações agora desclassificadas das conversas entre o então presidente norte-americano, Nixon, e o seu conselheiro de Segurança Nacional, Henry Kissinger - e divulgadas agora pelo Centro de Investigação e Informação Jornalística do Chile (CIPER).

É preciso recordar, até para os mais jovens, que Salvador Allende foi eleito democraticamente, tendo sido ratificada a sua eleição pelo Congresso Chileno a 24 de Outubro de 1970.

O apoio do povo chileno a Salvador Allende foi demonstrado claramente nas eleições parlamentares de 1971 e nas autárquicas de 1973, nas quais os partidos que constituíam a Unidade Popular cresceram em número de votos.

Foi deposto por um golpe militar brutal e sangrento, em 11 de Setembro de 1973, dirigido pelo general Augusto Pinochet e apoiado logística e diplomaticamente pelo Governo dos EUA.

"Era imperioso acabar com aquele "mau exemplo".

O democrata Salvador Allende cercado no Palácio de La Moneda escolheu a morte à rendição.

Seguiu-se a ditadura e a repressão animalesca, brutal e impiedosa.

Em 1990 o seu corpo foi exumado da campa anónima onde jazia, tendo sido enterrado em Santiago com as devidas honras e grandes manifestações populares.

1 comentário:

Athena disse...

Todos sabemos que os EUA tentaram sempre impedir Allende de chegar à presidência. Quando finalmente, a unidade popular triunfou, eles não descansaram enquanto não conseguiram o seu derrubamento. Esta provas de que Nixon queria a sua morte apenas vêm confirmar o ódio visceral dos EUA por todos aqueles que lutaram por libertar os países da América Latina das garras do "vizinho do norte".

Li o artigo do Patrocínio e não entendi bem quais as intenções do jornalista ao dizer "um novo tipo de ditadura". Será que ele pretende com isso dizer que o governo de Allende era ditatorial? Se assim é, revela pouco profissionalismo e está a faltar com a verdade. Agora, se isso se deve a falta de conhecimentos de história, em especial da do Chile, então está na hora de ter umas aulinhas para que, na próxima, não cometa erros tão grosseiros.

Olhe vou copiar o seu texto para o meu blogue. Gostei daquilo que escreveu. Espero que não se importe. Não me esquecerei de atribuir os devidos créditos