14 julho, 2010

Embaixada de Israel critica Portugal; RTP "altera" agenda ministerial

A embaixada de Israel em Lisboa - o único país do Médio Oriente que detém armas nucleares e um dos que não respeita de forma persistente e continuada o direito internacional e os direitos humanos, quer os do povo palestino, quer, ultimamente, os dos seus próprios cidadãos - criticou o facto de Portugal receber Manucher Mottaki, o Ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano.

O chefe da diplomacia portuguesa, Luís Amado, não comentou as críticas, mas refere que Portugal segue a fórmula de Bruxelas: sanções e negociações.

Segundo uma peça da RTP1, donde foi respigada a notícia: "A agenda de trabalho incluiu a questão do armamento nuclear iraniano [?] e direitos humanos."

Não sei quem foi o "inventor" que redigiu a tele-notícia, inserta no fim deste post, para que conste, ou se em vez de se basear no comunicado do MNE, que abaixo transcrevo, se baseou nalgum comunicado de imprensa da Embaixada de Israel em Lisboa, mas o certo é que a RTP informou mal e distorceu os factos.

Luís Amado recebe homólogo do Irão

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros recebe hoje o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, no quadro de uma deslocação a Portugal realizada a pedido deste.

No decurso do encontro entre os dois Ministros serão naturalmente evocados com o Irão, país com o qual Portugal mantém relações diplomáticas baseadas num legado histórico e cultural multisecular, temas da agenda bilateral e multilateral, incluindo em matéria de Direitos Humanos.

O programa nuclear do Irão será também abordado.

Recorde-se a este respeito que a política adoptada pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, através da Resolução 1929, de 9 e Junho, e pela União Europeia, na sequência da Declaração do Conselho Europeu de 17 de Junho, assenta no binómio sanções e negociações que Portugal apoia e subscreve.

Com o reforço dos mecanismos sancionatórios, a via do diálogo constitui forma privilegiada de manter a porta aberta para uma resolução abrangente e duradoura dos problemas pendentes, que restaure a confiança internacional na natureza pacífica do programa nuclear iraniano . Nesse sentido, Portugal congratula-se com o facto de, ao nível da União Europeia, a Alta Representante Catherine Ashton ter acordado com o Negociador-Chefe do Irão para as questões nucleares, Dr. Saeed Jalili, o reatamento do processo negocial, em momento e em lugar a estabelecer entre as Partes.

A prova da desinformação. Ao serviço de quem?

Sem comentários: