18 julho, 2010

No 2.º Dia Mundial de Mandela e por ocasião do seu 92.º aniversário

Madiba* e o seu neto Bambata
In: http://archives.obs-us.com/obs/english/books/Mandela/Mandela.html


De entre todas as fotografias que conheço de Nelson Mandela é esta a que mais me toca.

Talvez por ser a síntese de um passado de luta, de um presente, então de afirmação, e de um futuro de esperança.

Por certo por ser a sereníssima expressão da Paz, de um Homem de bem consigo, e com o futuro amparado nos seus braços.

Nelson Mandela, Madiba, é um dos Homens que marcam não apenas a história do mundo, pela positiva, mas também e no fundamental o progresso da Humanidade.

Por tudo que sofreu, sem esmorecer, por tudo que concretizou com firmeza mas com humanidade, pelo exemplo que ainda hoje nos continua a dar na liderança da luta pelos Direitos Humanos.

Madiba dedicou toda a sua vida à luta contra a opressão na África do Sul, pelos direitos humanos, pela igualdade racial, pela justiça e pela liberdade.

Líder do movimento anti-apartheid e do Congresso Nacional Africano (ANC) foi libertado em 1990, depois de vinte e sete anos de prisão.

Se Mandela foi um herói na luta, na clandestinidade e na prisão, foi um estadista exemplar na paz, tendo tido um papel decisivo para a transição pacífica da África do Sul para uma sociedade multirracial e democrática.

Hoje continua a sua caminhada na vida tendo sempre presente a Humanidade, como o demonstra na sua iniciativa “The Elders”, ou agora com a iniciativa "Make an Imprint ", onde nos pede 67 minutos do nosso tempo para trabalho voluntánio na nossa comunidade ou em prol de uma causa.

Obrigado Madiba por nos continuares a dar um tão belo e luminoso exemplo de dedicação à causa da liberdade, da justiça e da dignidade humanas.

Estarás sempre no nosso coração.

Desejamos-te, Madiba, muitos mais anos de vida, com saúde, e cheios de felicidade.

Obrigado Madiba.

Link para a Fundação Nelson Mandela

* Madiba – Título honorário adoptado pelos antepassados do clan Mandela. Hoje, a palavra Madiba é um sinónimo de “Nelson Mandela”.

Sem comentários: