17 julho, 2010

Congelamento dos colonatos, a chave para as negociações directas, declarou Abbas

Os palestinos devem começar as negociações directas de paz com os israelitas assim que eles congelarem as construções nos colonatos da Cisjordânia, informou hoje o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, ao mediador americano, George Mitchell.

Abbas e Mitchell reuniram esta tarde na cidade de Ramallah, na Cisjordânia.

Durante a reunião o presidente da ANP afirmou ao mediador que "não é contra as conversas directas e que foi o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que as bloqueou e assim é ele que detém a chave para que se inicie um diálogo directo", declarou à imprensa o chefe negociador palestino, Saeb Erekat.

Netanyahu, acrescentou Erekat, deve declarar uma paragem total na construção de colonatos em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia e aceitar que as negociações sejam retomadas no ponto em que ficaram no último processo negociador (Annapolis), finalizado abruptamente em Dezembro de 2008 com o ataque militar israelita contra Gaza, na qual morreram mais de 1.400 palestinos, na sua maioria civis.

O mediador americano realizou este fim-de-semana a sexta ronda das chamadas "conversas de proximidade" procurando convencer as partes a iniciarem uma negociação directa antes do fim do prazo, em Setembro.

No final deste mês a ANP deverá fazer o ponto da situação do resultado das actuais negociações à Liga Árabe, que em Maio apoiou e incentivou Abbas a negociar com a mediação americana durante um prazo de quatro meses.

Abbas salientou que Israel deverá aceitar a presença de forças internacionais no futuro Estado palestino e compensar, com territórios do mesmo valor, os territórios actualmente ocupados pelos colonatos judaicos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, que ficassem sob soberania israelita.

Sem comentários: