10 julho, 2010

Editorial do NYTimes - Depois da Flotilha

Editorial - After the Flotilla - NYTimes.com

O editorial do NY Times de ontem, 9 de Julho, faz um ponto da situação do confronto Turquia-Israel e conclui:

"Continuamos a acreditar que uma investigação internacional imparcial é a melhor opção para descobrir o que realmente aconteceu. Os Estados Unidos deveriam pressionar Israel a aceitar uma investigação internacional - e pressionar a Turquia também participar plenamente nela. Obama também deveria fazer saber aos membros do Congresso que soprar nestas chamas não é do interesse estratégico deste país ou de Israel."

Dois aspectos a ter em conta:

a) O NY Times é, em minha opinião, um jornal muito "permeável" às pressões dos lobBies judaicos - digo judaicos porque a AIPAC é mais judaica do que americana. Apoiar uma "investigação internacional imparcial" contrária às posições até agora defendidas por Israel é obra. (A população judaica da zona metropolitana de Nova York,era em 2001 de cerca de 1, 97 milhões, o que tornava então NY a segunda maior zona judaica, a nível mundial, depois de Telavive. Hoje estimam-se que superou os 2,1 milhões - aguardemos os resultados do censo de 2010, neste momento em curso nos EUA, para confirmar)

b) Estranha-se que o NY Times não tenha referido a decisão da Comissão dos Direitos Humanos da ONU em nomear uma comissão de investigação, chefiada por Phillippe Kirsch, antigo presidente do Tribunal Penal Internacional, que já esteve envolvido em várias investigações de crimes de guerra e de terrorismo marítimo. Será desconhecimento - o que não me espantaria - ou...

Sem comentários: