17 junho, 2010

Unesco condena assassinato de jornalista turco

Segundo informa a Rádio ONU, a directora-geral da UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Irina Bokova, condenou o assassinato do jornalista turco Cevdet Kılıçlar, que se encontrava a bordo do navio turco Mavi Marmara interceptado por militares israelitas quando seguia para Gaza. Na ocasião um cineasta indonésio também ficou ferido.

Irina Bokova pediu para que os factos sobre o assassinato do jornalista turco durante o incidente sejam esclarecidos e ainda o respeito pelos direitos dos media na cobertura da situação em Gaza, recordando que as autoridades tem a responsabilidade de permitir que os jornalistas exerçam a sua profissão.

Irina Bokova citou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que prevê a liberdade de expressão, e outros acordos internacionais sobre o estatuto dos jornalistas em zonas de conflito.

A directora-geral da UNESCO destacou que a liberdade de expressão e o acesso à informação são essenciais se a paz, a democracia e o Estado de Direito tiverem uma oportunidade em Gaza.

Sem comentários: