Fonte: [Burqa/Burka] De Catalunya a Portugal. Um manifesto/ Un manifest
Os abaixo assinados, catalães e catalãs, muçulmanos e de outras crenças e religiões, perante a polémica que se iniciou sobre o uso da burca e outras peças de roupa e objectos que cobrem o rosto impedindo a identificação pública da pessoa, pretendemos manifestar o seguinte:
1. Nos últimos anos o nosso país viu um aumento da sua população pela chegada de muitas pessoas procedentes de diferentes locais e culturas. Este acontecimento fez com que a nossa sociedade como a maioria das sociedades avançadas da Europa e do mundo, evolua para uma maior pluralidade e interculturalidade. O desafio fundamental é a preservação da coesão social e da convivência. Uma convivência baseada no respeito das leis e dos seus princípios democráticos e também o respeito pela diversidade cultural e garantia da plena igualdade dos nossos cidadãos e cidadãs.
2. Algumas práticas, quase inexistentes na nossa sociedade, podem não ser compatíveis com estes valores, especialmente quando se dificulta a identificação da pessoa e a sua comunicação com outros, provocando um problema de convivência e segurança.
3. Este é o verdadeiro problema que põe a burca ou o niqab, sem que em algum caso tenham relação com exigências do tipo religioso, já que outras expressões públicas da identidade religiosa e cultural, como o lenço ou o hijab, são utilizados, sem qualquer tipo de obstáculo, pelas mulheres muçulmanas que assim querem e são, ao contrário da burca ou do niqab, plenamente compatíveis tanto com os valores comuns como com a prática social.
4. Fazemos um apelo, por tanto, para que esta questão seja retirada do confronto político-partidário, já que a polémica não responde aos problemas reais dos cidadãos e pode contribuir para alterar a convivência e a coesão social. Tão pouco cremos que se possa resolver adequadamente pela via legal e por tanto comprometemo-nos a trabalhar, pelo diálogo e pedagogia, para conseguir que não se utilizem em locais públicos nem a burca, nem qualquer outra peça de vestir ou objecto que não permita a identificação da pessoa, seja esta um homem ou uma mulher.
5. Queremos reiterar que tanto a burca como o niqab não correspondem a qualquer obrigação religiosa mas sim a costumes e práticas culturais de determinadas áreas geográficas, e que o seu uso público na nossa sociedade provoca repulsa, dificulta a convivência e transmite uma imagem negativa dos muçulmanos.
Barcelona, 18 de Junho de 2010
Entidades aderentes:
* União dos Centros Islâmicos e culturais da Catalunha
* Associação cultural Caminho da Paz
* Associação ponto de intercâmbio
* Federação de entidades Culturais Catalãs de origem Marroquina (FECCOM)
* Associação sociocultural Ibn Batuta
* Associação Catalunha-Líbano
* Centro Euro-Árabe da Catalunha
Sem comentários:
Enviar um comentário