Este apelo é-nos dirigido pela Coordenadora de entidades "Amb Palestina al Cor" (Com a Palestina no Coração) da Catalunha.
Através da sua proposta podem verificar o dinamismo das iniciativas das campanhas de solidariedade com a Palestina, neste momento, naturalmente, centradas em Gaza, e na sua libertação.
Através da sua proposta podem verificar o dinamismo das iniciativas das campanhas de solidariedade com a Palestina, neste momento, naturalmente, centradas em Gaza, e na sua libertação.
É urgente que a União Europeia acabe com o cerco vergonhoso e ilegal com o qual Israel submete Gaza.
Há quatro anos que um milhão e meio de pessoas são mantidas em condições desumanas por terem elegido democraticamente um partido que Israel não aceita; há 43 anos que Israel bloqueia o acesso marítimo a Gaza e controla as suas águas territoriais.
As últimas acções violentas, com feridos e mortos, do governo ultra-conservador de Israel contra a «Frota da liberdade» em águas internacionais e as amplas reacções contra essas acções pelo mundo fora criaram um ponto de inflexão: já não é possível aceitar a impunidade e a arrogância do governo de Israel e é preciso terminar com o bloqueio a Gaza.
Na segunda-feira 14 de Junho, a presidência espanhola da União Europeia poderá agarrar a última oportunidade de fazer avançar a paz no Médio Oriente.
Exigimos, enquanto cidadãs e cidadãos da UE, que o Conselho dos Negócios Estrangeiros aprove um plano de urgência para acabar com o bloqueio a Gaza nos próximos dias.
A partir de sexta-feira 11 de Junho e até segunda-feira 14 de Junho, quando for conhecido o acordo do Conselho dos Negócios Estrangeiros reunido no Luxemburgo, estaremos concentrados com acções não violentas frente à Delegação da Comissão Europeia de Barcelona (90, Passeig de Gràcia)*.
Pedimos ao conjunto das organizações sociais, políticas, académicas, religiosas… e aos cidadãos em geral que apoiem este pedido, que enviem as suas declarações ao presidente rotativo da UE, J.L. Rodríguez Zapatero, e que as venham ler durante a concentração**. Convidamos igualmente artistas, intelectuais e todas as pessoas que desejem juntar-se a nós a mostrar a sua solidariedade e a expressá-la pelo silêncio, a poesia, o canto, o desenho, etc.
Lançamos um apelo para se estendam estas acções a toda a Europa, em frente das instituições e delegações da UE, dos governos ou ministérios dos Negócios Estrangeiros, das câmaras municipais, para que elas façam chegar estas exigências aos governos respectivos.
Não queremos que a história nos julgue por termos sido cúmplices, pelo nosso silêncio e pela nossa passividade, do maior e mais prolongado campo de concentração do século XXI.
Pelo respeito do direito internacional. Pelo fim do cerco e da ocupação. Basta de impunidade.
Initiativa: Coordenadora de entidades "Amb Palestina al Cor" (Com a Palestina no Coração) da Catalunha
ACSUR-Las Segovias, Alliance for Freedom and Dignity, Associació Catalana per la Pau, CIEMEN, Comunitat Palestina de Catalunya, Institut de Drets Humans de Catalunya, Moviment per la Pau, Sodepau, Nexes, Nova – Centre per a la Innovació Social, Servei Civil Internacional (SCI), Xarxa d’Enllaç amb Palestina, Fundació Nous Horitzons i Consell de la Joventut de Barcelona (CJB).
(*) Esta acção inscreve-se na continuação de uma semana de mobilizações em Barcelona contra a impunidade de Israel – manifestações de segunda-feira e do sábado e cadeia em frente da Delegação do Governo 4 e 5 de Junho para pedir ao Presidente Zapatero que exigisse o acesso do Rachel Corrie a Gaza.
Sem comentários:
Enviar um comentário