Michel Collon, jornalista e escritor numa palestra a propósito do lançamento do seu último livro: Israel, Vamos falar! [Israël, Parlons-en!, Investig'Action/Couleur livres, Bruxelles/Charleroi, 2010 (ISBN 978-2-87003-549-8)].
O vídeo, em francês, está legendado em espanhol.
Introdução [traduzida] do livro "Israel, Vamos falar!" :
Isto pode parecer estranho tanto que os media nos falam de Israel. Mas as razões do conflito são suficientemente claras?
Israel: terra sem gente para gente sem terra? Democracia em legitima defesa ou Estado do apartheid? Choque de civilizações, conflitos religiosos ou petróleo? Porquê que parece impossível uma solução?
Michel Collon entrevistou 20 testemunhas e peritos [Chomsky, Sand, Gresh, Bricmont, Hassan, Ramadan, Morris, Delmotte, Warschawski, Halevi, Zakaria, Pappe, Sieffert, David, Aruri, Amin, Blanrue, Tilley, Botmeh]. Israelitas e árabes, judeus e muçulmanos, europeus e americanos. Cada um clarifica uma questão específica numa linguagem simples e direta.
Porquê falar sobre Israel? Para tentar realizar um debate fundamentado. Entre aqueles que gritam anti-semitismo quando se critica o governo de Israel e aqueles que imaginam uma grande conspiração judaica.
Como falar de Israel? Deixando de lado os preconceitos e descobrindo todos os factos, as páginas de história ocultadas.
Remover todos os tabus é permitir que todos construam as suas opiniões livremente. E debate em torno. Já que este conflito é jogado tanto no Médio Oriente como na Europa. É na discussão entre os cidadãos de todas as origens que surgirão as soluções para a paz.
NR: Obviamente não se espantem por existir uma campanha contra Michel Collon rotulando-o de anti-semita.
Sem comentários:
Enviar um comentário