Publico esta newsletter recebida hoje para vos dar a conhecer mais uma nuance na paleta de mil cores que representa a solidariedade com o Povo da Palestina.
Ta'Anit Tzedek-Jewish Fast for Gaza Newsletter
June 2010
Caro apoiante da Ta'anit Tzedek,
Enviamos este boletim especial em resposta ao ataque mortal de Israel a um dos navios da flotilha "Liberdade para Gaza" (Freedmom Flotilla).
A Ta'anit Tzedek foi fundada há um ano com três objectivos: quebrar o silêncio, levantar o cerco e buscar a paz.
Este último ataque trágico e imoral por parte de Israel é outra consequência desastrosa do cerco imposto por Israel sobre Gaza.
Ta'anit Tzedek condena o ataque e apela a realização de uma investigação imparcial e credível. Acreditamos que os responsáveis por esse ataque devem ser responsabilizados, assim como temos repetidamente (até agora sem sucesso), pedido uma investigação imparcial e a responsabilização por acções durante a Operação Cast Lead [Chumbo Fundido].
Embora os detalhes do ataque sejam importantes, a questão principal é o cerco imposto por Israel sobre Gaza, com a cumplicidade dos Estados Unidos e da União Europeia.
A Flotilha de Gaza Livre, como a Gaza Freedom March [Marcha da Liberdade] em Dezembro, assim como Ta'anit Tzedek e muitas outras iniciativas levadas a efeito por diferentes organizações, são esforços populares para destacar o cerco e o imenso sofrimento que causa ao povo de Gaza.
O cerco imoral deve ser levantado.
Apelamos ao Presidente [dos EUA] e ao Congresso para que insistam no fim do cerco a Gaza. Também apoiamos todas as acções do governo dos E.U.A. para forçar negociações directas entre Israel e todos os partidos palestinos relevantes, incluindo o Hamas, no sentido de uma resolução justa do conflito.
Levantar o cerco! Realizar a paz!
Encorajamos todos os membros da Ta'anit Tzedek a participarem nos esforços nacionais e locais, em resposta a este ataque.
Para obterem uma lista completa das acções que se encontra alojada no website da Gaza Freedom March [Marcha da Liberdade]
Esperamos que o nosso próximo dia de jejum, na quinta-feira 17 de Junho, seja um momento em que façamos acções públicas nas nossas comunidades locais.
A seguir indicamos alguns recursos que podem ser úteis:
1) Declaração rabínica sobre o ataque:
Os rabinos envolvidos na Ta'anit Tzedek emitiram uma resposta rabínica ao ataque. Poderá ver a declaração rabínica aqui e os rabinos são convidados a assinar a declaração enviando um e-mail para: rabbisletter@gmail.com
2) As declarações e acções sugeridas por organizações judaicas nacionais:
O Shalom Center, a Jewish Voice for Peace e a Tikkun Community todos eles emitiram declarações e apelos para a realização de acções em resposta ao ataque.
- Leia a declaração da Tikkun Community aqui.
- Leia a declaração do Shalom Center aqui.
- Leia a declaração da Jewish Voice for Peace aqui.
3) Artigos
Muitos artigos importantes foram escritos. Destacamos aqui apenas alguns:
- Friends Committee on National Legislation: Letter to President Obama in response to Gaza Flotilla Raid.
- Jeremias Haber: George W. Obama and the Israeli Spin Machine in Washington.
- MJ Rosenberg: Lying about the Gaza Flotilla
- Rabbi David Mivasair: Report about his synagogue's participation in a protest against the Israeli attack.
4) Próximo dia de jejum
Por último, o nosso próximo dia de jejum é a 17 de Junho, quinta-feira. Se quiser planear um Ta'anit Tzedek na sua comunidade pedindo o levantamento do cerco, envie por favor um e-mail para o rabbibrianwalt@gmail.com.
If you would like to plan a public Ta'anit Tzedek event in your community calling for a lifting of the siege, please send an email to rabbibrianwalt@gmail.com.
Solidariamente,
Shalom/Salaam/Peace/Paz,
Rabbis Brian Walt and Brant Rosen
Co-Founders Ta'Anit Tzedek-Jewish Fast for Gaza
Sem comentários:
Enviar um comentário