A organização americana CODEPINK - Women for Peace* tem uma campanha em curso com o objectivo de sensiblizar Barak Obama a tomar uma posição mais assertiva da que tomou e compara a sua posição, como Prémio Nobel da Paz, com a de outros seus pares, Nelson Mandela, Jimmy Carter e Aung San Suu Kyi que condenaram a açcão brutal de Israel, perguntando: Onde está Obama?
De facto um porta-voz da Casa Branca afirmou que o presidente Obama "lamenta profundamente a perda de vidas e os ferimentos resultantes de uma operação militar israelita."
A CODEPINK entende que Obama deveria fazer ouvir uma forte condenação a este ataque israelita acompanhado de uma acção: O corte imediato de toda a ajuda a Israel, exercendo à pressão contínua sobre Israel até este decidir levantar o cerco de Gaza.
E convocam-nos a convidar Obama a condenar esta agressão aqui!
(Se quiser saber sobre o impacto mortal da ajuda militar dos EUA a Israel, clique aqui.)
* A CODEPINK surgiu do desesperado desejo de um grupo de mulheres norte-americanas para deter a invasão do Iraque pela administração Bush.
O nome CODEPINK glosa com as cores dos códigos de alerta referidos a ameaças terroristas à segurança nacional americana criados pela Administração Bush - amarelo, laranja, vermelho.
Embora o código de cores dos alertas de Bush são baseados no medo e são utilizados para justificar a violência, o alerta da CODEPINK é um apelo dinâmico para que mulheres e homens "façam paz".
Sem comentários:
Enviar um comentário