O Conselho dos Direitos Humanos da ONU, adoptou uma resolução sobre o ataque das forças israelitas contra uma flotilha humanitária com destino a Gaza, na qual condenava veementemente o ataque ultrajante das forças israelitas de que resultou a morte e ferimentos em muitos civis inocentes de diferentes países, e decidiu o envio de uma missão de investigação internacional independente para investigar as violações do direito internacional resultantes do ataque israelita.
O Conselho adoptou a resolução, por 32 votos a favor, três contra - EUA, Holanda e Itália - e nove abstenções - Belgica, Coreia do Sul, França, Japão, Reino Unido, (+4 de que não obtive informação) - não tendo votado três países.
O Conselho lamentou profundamente a perda de vidas de civis inocentes, expressando o seu profundo pesar e apresentando condolências às vítimas e respectivas famílias.
O Conselho apelou a Israel para cooperar plenamente com o Comité Internacional da Cruz Vermelha para procurar e fornecer informações sobre o paradeiro, estado e condição dos detidos e pessoas feridas e exigiu que Israel libertasse todos os detidos e todo o material retido e facilitasse o seu regresso às suas terras de origem. Também exortou Israel a levantar de imediato o cerco a Gaza e a outros territórios ocupados.
O Paquistão, em nome da Organização da Conferência Islâmica e do Grupo Árabe, apresentou resolução.
Sem comentários:
Enviar um comentário