10 maio, 2010

Na Alemanha, conservadores perdem eleições, perdendo a maioria no Parlamento

A coligação da chanceler alemã Angela Merkel perdeu neste domingo as eleições regionais do Estado de Renânia do Norte-Westfália, o que a deixa sem a maioria na câmara alta do Parlamento, segundo sondagens à "boca da urna".

Segundo essas sondagens os cristãos-democratas (CDU) obterão cerca de 34% dos votos, o seu pior resultado de sempre neste estado federal.

Os liberais (FDP), aliados de Merkel no governo central e no da Renânia do Norte-Westfália, obterão cerca de 6,6%, o que representa a perda da maioria que a coligação liberal-conservadora detinha na legislatura anterior deste Estado.

A oposição social-democrata (SPD) obterá cerca de 34% dos votos, os Verdes 12,5% e o partido de esquerda Die Linke 6%.

Na falta de um vencedor claro, os dois principais partidos terão que negociar com seus aliados uma aliança de governo ou serão obrigados a estabelecer uma "grande coligação", bastante improvável.

Mas esta eleição tem também um forte impacto a nível nacional, já que a aliança liberal-conservadora que governa perdeu a maioria na Bundesrat, a câmara alta do Parlamento que representa os estados federais.

Na Renânia do Norte-Westfália, governada desde 2005 pela coaligação CDU-FDP, estão situadas cidades tão importantes como Bona, Colónia e Dusseldorf, assim como a região industrial do Ruhr. Tem uma população de 18 milhões de habitantes, dos quais 13,5 milhões são eleitores, representando um quinto do eleitorado nacional.

Sem comentários: