01 maio, 2010

As iniciativas do 1.º de Maio da CGTP

A CGTP-IN assinala o 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, com manifestações, concentrações, convívios e iniciativas culturais, desportivas e lúdicas, um total de 93 iniciativas a realizarem-se em 44 localidades do continente e das regiões autónomas.

Como habitualmente a Comunicação Social, na sua maioria, não trata os comunicados de imprensa da CGTP e muito menos quando se tratam de iniciativas que fazem mexer dezenas de milhares de pessoas por todo o País, como esta.

Optam antes por publicar, titulando panfletariamente "Manif do 1º de Maio custa 80 mil euros", um trabalho distribuido pela Agência Lusa, da autoria da jornalista Rosária Rato que tinha por título "1.º Maio: Viagem aos bastidores da preparação das manifestações".

É claro que 80.000 Euros apresentados assim aparentam ter um volume desmedido, o que depois não corresponde à realidade porque nesses custos já estão integrados os custos de outras iniciativas como o caso da Corrida Internacional.

Mas deixemos as pasquinadas e voltemos ao que importa na minha óptica comunicar:
 
Sob o lema “É Tempo de Mudar com a Luta de quem Trabalha” a CGTP terá como consignas principais:

  • A criação de emprego e o apoio aos desempregados;
  • O ataque eficaz à precariedade para o progresso do país;
  • O aumento dos salários como medida justa e inadiável;
  • O ataque às desigualdades e a necessidade de erradicar a pobreza.

Quanto às 93 iniciativas poderá encontrar o programa aqui delas destacando apenas as a realizar em Lisboa.

Assim teremos às 10 horas, a tradicional Corrida Internacional do 1º de Maio (15 km), com partida e chegada no Estádio 1º de Maio.

À tarde, a partir das 14:30 horas, haverá desfile entre o Martim Moniz e a Alameda D. Afonso Henriques, que será encerrado com um comício sindical que terá como orador principal o secretário-geral da CGTP-IN, Manuel Carvalho da Silva.

A acção terminará com um espectáculo de música pelo grupo os “Quadrilha”.

Sem comentários: