O Governo anunciou que iria lançar um novo produto de dívida pública, os Certificados do Tesouro (CT) a partir de Julho.
Com esta medida, o Governo pretende incentivar a poupança e, ao mesmo tempo, por os portugueses a financiar a dívida de Portugal, tal como nos certificados de aforro.
Não se conhecem ainda as suas características para além de que o capital aplicado estará sempre garantido, a rentabilidade será mais elevada do que a dos actuais certificados de aforro, o pagamento dos juros será anual e que... o investimento mínimo será de 1.000 unidades de participação, com um custo de um euro cada, ou seja...
MIL EUROS de investimento mínimo? Em unidades de participação de UM EURO?
Esta operação apresenta-se assim, tão somente, como uma mera operação tecnocrática, em que nem sequer foi tido em conta, estou certo, os custos de emissão e manutenção, para definir qual seria o "ponto de entrada" óptimo para o investimento mínimo.
Se este fosse um Governo do Povo e para o Povo - que assumidamente não é, tendo em conta as medidas anti-populares que tem assumido ao longo do tempo, mesmo antes da crise - teria utilizado esta operação para chamar os Portugueses a uma participação cívica e democrática na sustentabilidade financeira de Portugal, contribuindo com as suas poupanças e ao mesmo tempo intervir pedagogicamente no sentido da criação de hábitos de poupança.
O valor agora definido como o "investimento mínimo" desta operação, define também a distância a que este Governo se encontra da realidade, onde a esmagadora maioria dos portugueses sobrevive e a falta de interesse que tem em ser sujeito na construção de uma socieadade mais democrática e participativa.
Por curiosidade a 13 de Maio... neste blog (que não haja enganos) já tinha proposto:
"...
Pouparem, através da compra de títulos de dívida da República, criando uma campanha que operacionalizasse esta aquisição, para valores acessíveis a qualquer cidadão, e que a tal incentivasse, quer em termos financeiros, quer em termos de reconhecimento pessoal: Lista a publicar na internet, com o nome dos investidores e o valor investido.
..."
Sem comentários:
Enviar um comentário