Posted using ShareThis
Colonos abriram fogo e mataram um adolescente palestino que estava a atirar pedras a carros israelitas perto da cidade de Ramallah, na Cisjordânia, [Território Ocupado Palestino] no fim da passada quinta-feira, relata o Haaretz, citando fontes palestinas.
O corpo de Iser A-aban de 16 anos, foi encontrado com ferimentos de balas nas costas nos arredores da vila de Maza'a al Sharqiva localizada no noroeste de Ramallah entre os colonatos de Shiloh e Ofra.
Não existe confirmação da parte de Israel acerca deste acontecimento. [Resguarda-se e bem o Haaretz].
Direitistas violentos adoptaram uma política de "price tag" [1)] contra os palestinos desde que Israel declarou, no passado mês de Dezembro, um congelamento temporário de construções na Cisjordânia.
No decurso dos últimos cinco meses, grupos de extremistas vandalizaram mesquitas, destruíram propriedades de palestinos como resposta ao desmantelamento de "postos-avançados" ilegais pelas IDF. [O que o Haaretz esquece de dizer neste artigo é que estas acções são muitas vezes levadas a efeito nas "barbas" dos IDF. Quanto aos desmantelamentos: dos 23 que constavam do "Road Map Peace Plan of 2002", penso que nenhum deles foi ainda desmantelado. Falta saber dos que entretanto nestes últimos oito anos se foram instalando.]
Ainda não está claro que este incidente esteja relacionado com a operação "price tag".
1) "Price tag": Doutrina que defende que cada acção palestina deve ter uma retribuição por parte dos colonos"quando, onde e como" se quiser. Doutrina que tem sido entendida como "um-vale-tudo".
Sem comentários:
Enviar um comentário