27 agosto, 2010

Use os seus direitos para acabar com a pobreza! Um apelo da Amnistia Internacional



Mais de 1 bilião de pessoas em todos os continentes vivem em “bairros de lata”.

Mais de meio milhão de mulheres morrem em cada ano de complicações relacionadas com a gravidez e o parto – uma em cada minuto.

Todos os dias, em todas as regiões do mundo, as pessoas que vivem na pobreza são discriminadas – quer através de actos individuais de outros, quer pela discriminação institucional do Estado.

Nós [Amnistia Internacional] temos provas de violações de direitos humanos que aprofundam a pobreza.

Trata-se de violações dos direitos humanos que levam à discriminação, à exclusão, a mulheres que morrem durante o parto, ao despejo das suas casas, à segregação nas escolas, ou a mulheres que morrem durante a gravidez por falta de acesso aos cuidados de saúde.

Por todo o mundo, temos provas documentadas de violações dos direitos humanos que têm mantido as pessoas pobres. Juntas, essas violações dos direitos humanos e as provas destacam o mau estado dos progressos realizados para atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Em Setembro de 2010, líderes mundiais se reunir-se-ão na Cimeira dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas de Desenvolvimento do Milénio (ODM) para acelerar os progressos para alcançar os ODM até 2015. A Amnistia Internacional estará presente, para através da sua voz exigir um maior enfoque na protecção dos direitos humanos como a solução para a pobreza global.

Assine a petição até 10 de Setembro e iremos entregar a sua assinatura aos Presidentes da Cimeira dos  Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.


Quais são os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio?

Em Setembro de 2000, chefes de Estado e de Governo de 189 países, incluindo Portugal, reuniram-se nas Nações Unidas. Ali assinaram a Declaração do Milénio, comprometendo-se a lutar contra a pobreza e fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus do VIH/SIDA. Assumiram ainda o compromisso de melhorar o acesso à educação, a cuidados de saúde e a água potável.

Para avaliar o cumprimento daquele compromisso, foram estabelecidos 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), a alcançar até 2015:
  • Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome
  • Alcançar o ensino primário universal
  • Promover a igualdade de género e empoderar as mulheres
  • Reduzir em dois terços a mortalidade infantil
  • Reduzir em 75% a mortalidade materna
  • Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças graves
  • Garantir a sustentabilidade ambiental
  • Fortalecer uma parceria global para o desenvolvimento

N.B.: As Nações Unidas tem um site, em português, de informação e apelo à acção, sobre o tema "Objectivo 2015 - Campanha do Milénio das Nações Unidas" dirigido a apoiar esta campanha em Portugal.

Sem comentários: