Published 01:17 08.08.10
Um artigo de Gideon Levy a não perder. Só está ainda parcialmente traduzido, mas aqui fica dese já a pista para quem souber inglês e/ou souber utilizar o tradutor do Google.
"Não ver a floresta
Alguém realmente sabe o significado do termo "Estado judeu"? Não seria melhor viver numa democracia justa?
Às vezes, você realmente não pode ver a floresta por causa das árvores. A floresta das políticas racistas, governamentais e institucionais, em Israel é escura e profunda.
Uma árvore em particular nessa floresta irritou todos os israelitas: o tratamento do Estado aos filhos dos trabalhadores migrantes. Na sombra de uma árvore próxima está o tratamento do Estado aos pais dessas crianças, mas isso estimula os israelitas um pouco menos.
E há muitas outras árvores venenosas na floresta: lei da cidadania, lei da lealdade, lei da conversão [ao judaísmo], a destruição das aldeias beduínos no Negev e até mesmo a história do homem das entregas árabe que foi condenado por estupro porque fingiu ser um judeu. Cada uma destas galvaniza sectores da sociedade para a acção, e isso é muito bom, mas poucos vêem o retrato completo, e a imagem em grande é várias vezes pior do que a soma de seus componentes.
...."
Sem comentários:
Enviar um comentário