11 agosto, 2010

Atletas da Federação Palestina de Futebol impedidos de participar a nível internacional por Israel

Pelo menos seis jogadores palestinos apresentados como titulares estarão ausentes do jogo internacional amistoso contra a equipa nacional da Mauritânia, previsto para esta quarta-feira em Nouakchott, soube a PANA de fontes desportivas.

Mohamed Khalil Abou Khaltem, membro da Federação Palestina de Futebol (FPF) e responsável das selecções nacionais, explicou à imprensa estas ausências pela "recusa das autoridades de ocupação" israelitas autorizarem a saída destes jogadores para viajarem até à Mauritânia.

A Mauritânia prepara as eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN) previsto para 2012 no Gabão e na Guiné Equatorial. Ela actua no mesmo grupo que o Burquina Faso, a Namíbia e a Gâmbia.

Por seu lado, a Palestina está a preparar o Campeonato do Sudoeste Asiático previsto para 24 de Setembro a 16 de Outubro na Jordânia.

A resposta mais adequado seria a de sancionar esta atitude de Israel não permitindo aos seus atletas competirem internacionalmente mas dizem-me que tal não será possível porque nos estatutos dos organismos internacionais desportivos está inscrito a sua obrigação de serem apolíticos, a questão põe-se então da seguinte forma: Como manter essa presumível apoliticidade não sancionando comportamentos anti-desportivos como os de Israel, que aqui damos conta?

Fonte: PANA

Sem comentários: