Afegã desfigurada pelo marido é capa da Time - Ionline
A jornalista Maria Catarina Nunes colocou no Ionline um apontamento sobre a capa da revista americana Time que dá destaque à trágica história de Aisha, uma jovem afegã, de 18 anos, a quem foram cortadas as orelhas e o nariz por não respeitar as regras talibans e ter fugido da casa da família do marido.
De facto, mesmo cruelmente desfigurada, vê-se que é uma jovem muito bela. E pergunto-me: se não se visse ainda tanta beleza teria sido escolhida pela fotografa Jodie Bieber para modelo e pela Time como capa, para sustentar o seu objectivo político que claramente inscreve junto com a fotografia: "What happens if we leave Afghanistan" (O que acontece se nós deixarmos o Afeganistão).
Como se a agenda dos Estados Unidos no Afeganistão não continuasse a ser ditada pelos interesses do complexo militar-industrial-financeiro do "império".
A capa da Times, apresentada nestes termos, é um produto de propaganda ideológica, potenciando o ódio e a descriminação racial, étnica e religiosa ao serviço das forças mais conservadoras, retrógradas e belicistas da sociedade americana e não a execração da violência contra a mulher, como, por exemplo, a da campanha das Nações Unidas UNITE! que o primeiro ministro do XVI Governo Português (o actual é o XVII) subscreveu, acompanhado pelo seu ministro das Negócios Estrangeiros, mas por aqui se ficaram...
Sem comentários:
Enviar um comentário