Ontem, na sede da ONU em Nova York, o secretário-geral Ban Ki-moon, recebeu 22.219 assinaturas da petição “Dizer NÃO à violência sexual contra as mulheres nos conflitos armados e SIM à plena implementação da resolução 1325 do Conselho de Segurança sobre mulheres, paz e segurança.
No 10 º aniversário da histórica resolução que apela à protecção das mulheres em zonas de conflito e à sua inclusão na construção da paz, vozes de todo o mundo enviaram um forte sinal para a acção ao Conselho de Segurança da ONU. A petição pede aos Estados-Membros que apoiem três medidas para a implementação da resolução 1325 do Conselho de Segurança da ONU:
- Processar todos aqueles que comandaram e / ou cometeram violência sexual e excluí-los das forças militares e de segurança após o conflito.
- Garantir que as mulheres participam nas negociações de paz e em todas as instituições responsáveis por tomar decisões pós-conflito.
- Aumentar o número de mulheres nas forças militares, de segurança e organizações civis afectadas aos esforços internacionais de manutenção da paz.
Sem comentários:
Enviar um comentário