12 dezembro, 2010

Wikileaks: Mensagem americana sobre as relações entre o Millennium e o Irão

Cable sobre las relaciones entre el banco portugués Millennium e Irán · ELPAÍS.com

A caixa da notícia está em espanhol e a mensagem da Embaixada Americana em Lisboa em inglês.

Aqui fica a tradução do resumo:

Resumo: Em Abril de 2009, responsáveis do Millennium BCP, o maior banco privado de Portugal, visitou o Irão a convite da Embaixada iraniana em Lisboa e reuniu-se com o Banco Central e outras entidades do sector financeiro para discutir o interesse do Irão em estabelecer uma relação de negócios com o Millennium.

Em 5 de Fevereiro o Presidente do Conselho de Administração Executivo do Millennium, Dr. Carlos Santos Ferreira debateu a proposta com o Poleconoff [Pol/Econ Off (Responsável pela Secção Política/Económica)] e o seu possível benefício para o USG [Governo dos Estados Unidos].
Embora reclamasse que os custos podem superar os benefícios para o Millennium, Ferreira está disposto a estabelecer uma relação com o Irão para ajudar o USG [Governo dos Estados Unidos] a rastrear activos e actividades financeiras iranianas.

O Millennium consultou o Banco de Portugal e altos funcionários do governo, e gostaria de ter a nossa opinião sobre a sua proposta de relação com o Irão e o interesse de Washington no controle das contas iranianas em Portugal.
Pedimos a orientação de Washington: a nossa recomendação é que o Millennium não prossiga o relacionamento.No entanto, dado que Ferreira pode fazê-lo independentemente das recomendações do USG [Governo dos Estados Unidos], pode ser prudente manter abertos os canais de comunicação com Ferreira. O posto irá acompanhar a evolução e desencorajar relações mais profundas com o Irão. (Veja para 12.) Fim do Resumo.

Poderá ler o documento original publicado no site do El País seguindo o link acima,

Escuso-me a comentários.

Sem comentários: