16 dezembro, 2010

Liga Árabe desaprova negociações com Israel sem uma posição firme dos EUA

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países árabes manifestaram-se hoje contra qualquer negociação entre Israel e os palestinos, directa ou indirecta, a menos que os Estados Unidos tomem uma posição firme sobre as futuras fronteiras de um Estado palestino. A Liga Árabe é formada por 22 países.

Os esforços de Washington para um acordo de paz entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) sofreram um grande revés após o próprio governo americano desistir de pressionar Israel a congelar as construções em colonatos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, territórios palestinos ocupados ilegalmente por Israel.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Hamad bin Jassim, declarou hoje que os árabes estão cépticos sobre a capacidade dos EUA em pressionarem Israel nas questões que são centrais no conflito israelo-palestino. Segundo ele, os árabes não podem apoiar uma retomada das negociações. Uma proposta de resolução dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Liga Árabe pede aos EUA que declarem a fronteira de 1967, anterior à Guerra dos Seis Dias, como base para futuras negociações.

Sem comentários: