22 dezembro, 2010

Bolívia reconheceu hoje, oficialmente, a existência do Estado palestino

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou hoje o reconhecimento da Palestina como Estado independente e soberano, como já o fizeram Brasil e Argentina, no decurso deste mês.

“Assim como outros países, como o Brasil, a Bolívia reconhece o Estado palestino, a sua independência, a sua soberania”, declarou o presidente boliviano, Evo Morales, numa conferência de imprensa na sede do governo.

Morales afirmou também que a decisão foi tomada após análise do governo, que constatou “os graves problemas que os palestinos têm”, com os Estados vizinhos, e que “a Bolívia não quer continuar esperando a solução de braços cruzados”.

“A Bolívia não podia mais esperar diante dos problemas de direitos humanos, temas territoriais, temas de soberania que a Palestina precisa enfrentar”, disse Morales.

Morales afirmou ainda que Israel “comete um genocídio” contra o povo palestino e pediu a outros países e organismos internacionais que assumam as suas responsabilidades para tentar conter Israel.

Em Janeiro de 2009, Morales rompeu relações com Israel como resposta à ofensiva militar na Faixa de Gaza, que deixou milhares de mortos e feridos.

Sem comentários: