28 dezembro, 2010

ENSITEL quer calar reclamação de cliente através da Justiça

Ensitel - Jonasnuts

Li este caso e entendo que há que pôr "travão-às quatro-rodas" a este tipo de litigância que joga no medo atávico dos Tribunais para dissuadir os Clientes a calarem-se e noutros casos a pagarem o que não devem.

Ontem estive com um dirigente de uma associação que recebeu uma injunção para pagar € 100,00 de um serviço prestado há mais de dez anos, acrescidos de mais € 126 e qualquer coisa de juros. Serviço que entende estar liquidado.

A falar com uma amiga que é advogada sobre este tema ela referiu, estarem a tornar-se recorrentes este tipo de situações, e que já acontecera com o marido dela receber uma injumção de € 50,00 de uma empresa de comunicações, da qual nunca fora Cliente.

Estejam atentos guardem as facturas e respectivos comprovativos de pagamento e sejam consumidores atentos e esclarecidos.

Sobre o caso da ENSITEL, o meu comentário foi, o que a seguir transcrevo:

1. É simples se os seus amigos, os seus conhecidos e pessoas como eu pegarem na sua história e a republicarem não existem advogados que cheguem para fazer calar a verdade.

2. No meu caso vou publicar e fico à espera que a ENSITEL me mande os seus advogados. Também tenho e não estou a fazer bluff.

3. Num Estado onde a cidadania estivesse enraizada os prejuízos de uma tal actuação seriam de tal forma gravosos em termos de imagem e de boicote que nem passaria pela cabeça da gestão de uma qualquer ENSITEL encetar uma acção deste tipo.

4. Se me perguntassem o que faria se fosse accionista da ENSITEL, o que felizmente não sou, a resposta sairia clara e transparente: obviamente propunha o afastamento do responsável de funções de gestão, a apresentação de desculpas públicas a todos os Clientes da ENSITEL por ter quebrado o elo mais importante entre os Clientes e a Empresa, a Confiança, apresentando, ao mesmo tempo as medidas necessárias para que uma situação destas voltasse a acontecer e também desculpas à Senhora em particular, e a imediata remediação da situação, trocando de imediato o equipamento, entregando-o em sítio que lhe fosse mais conveniente e oferecendo-lhe um pequeno presente por todas as indilicadezas de que foi alvo e pelas incomodidades causadas.

5. Obviamente que a ENSITEL- apesar de eu ser um Cliente eventual e pouco frequente - deixou de estar, a partir de agora, na minha lista de possíveis fornecedores.

É tempo também aqui de dizer: BASTA!


Sem comentários: