20 dezembro, 2010

Equador, Paraguai e Peru reconhecerão em breve o Estado palestino

Equador, Paraguai e Peru reconhecerão em breve o Estado palestino nos territórios anteriores à guerra de 1967, seguindo os recentes passos do Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia, informaram neste domingo fontes oficiais palestinas.

Os três países latino-americanos estão preparando os últimos detalhes "para declarar o reconhecimento do Estado palestino em coordenação com a Autoridade Nacional Palestina", anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros palestino, Riyad al-Maliki, à emissora de rádio "Voz da Palestina".

Maliki indicou que estão a ser realizados intensos esforços para garantir mais adesões de países da África e da Ásia, como uma etapa prévia à apresentação da reivindicação ao Conselho de Segurança da ONU para que reconheça o Estado palestino independente, algo a que a liderança palestina recorrerá "quando chegar o momento adequado".

Os palestinos estão à procura de vias alternativas ao processo de paz iniciado em Setembro passado com os israelitas, com a mediação de Washington, estagnado há quase três meses devido à expansão das construções nos colonatos israelitas em território palestino ocupado ilegalmente, após uma interrupção por dez meses.

O Estado da Palestina, proclamado em 1998 em Argel, conta actualmente com o reconhecimento de 104 países.

Israel condenou a onda de reconhecimentos que, afirma, apenas prejudica o actual processo de paz. Qual processo de paz, perguntamos?

Sem comentários: