16 dezembro, 2010

Mercosul lançará negociações formais de comércio-livre com palestinos

Mercosul lançará negociações formais de livre-comércio com palestinos in Terra :15 Dezembro 2010


O Mercado Comum do Sul (Mercosul) lançará formalmente negociações para um acordo de comércio-livre com os palestinos durante a sua 40.ª cimeira que será realizada hoje e sexta-feira na Foz do Iguaçu, informaram fontes oficiais.

"Estamos interessados em assinar acordos de comércio-livre com diferentes países, entre os quais os territórios palestinos, a Síria e os Emiratos Árabes", afirmou nesta quarta-feira o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, em conferência de imprensa, segundo a Agência EFE.

O lançamento das negociações comerciais com os palestinos concretiza-se a menos de duas semanas após a Argentina e o Brasil anunciarem o reconhecimento do Estado palestino com base nas fronteiras de 1967 e do Uruguai ter confirmado o anúncio do seu presidente José Mujica, em Novembro, de que reconheceria o Estado palestino no primeiro semestre de 2011.

O lançamento das negociações foi confirmado pelo secretário do Gabinete Palestino, Hassan Abu Libdeh, que chegou na terça-feira ao Brasil e deve participar hoje numa reunião com representantes do Mercosul paralela à Cimeira.

"Esperamos que (o reconhecimento) seja imitado por outros países da América Latina e do mundo. Será difícil Israel continuar ignorando a vontade da comunidade internacional", declarou Abu Libdeh, ontem, quarta-feira, em São Paulo, ao celebrar a posição dos três países do Mercosul.

Sem comentários: