21 dezembro, 2010

Em 12 Junho de 2007: Israel seria "feliz" por Hamas governar Gaza. (Wikileaks)

FT.com / Middle East - Israel ‘happy’ for Hamas to rule Gaza, says cable

O Financial Times (FT) publica hoje um artigo com a assinatura de Tobias Buck sobre duas mensagens diplomáticas sobre Israel.

Dois breves apontamentos sobre o seu teor deixando ao leitor a opção de ler o artigo do FT seguindo o link para que possa entender o contexto.

Na primeira mensagem é referido que:

O chefe dos serviços de informações militares israelita, Amos Yadlin, disse a diplomatas americanos que o seu país seria "feliz" por o Hamas tomar o poder na Faixa de Gaza, de acordo com as mais recentes mensagens embaixada divulgada pela WikiLeaks.

O comentário foi feito por Amos Yadlin em 12 de Junho de 2007, poucos dias antes de o Hamas ter expulsado a Autoridade Palestina, apoiada pelo Ocidente, de Gaza.
[De facto o principio das hostilidades teve início a 10 de Junho, tendo terminado a 14 de Junho. Logo esta conversa teria tido lugar já no auge da Batalha de Gaza]

A segunda mensagem " ... resume numa reunião realizada em 11 de Junho de 2007 entre Yuval Diskin, chefe do serviço de segurança interna de Israel, Shin Bet, e o embaixador dos EUA em Israel.

Cita
o Sr. Diskin, dizendo: "O Fatah está em péssimas condições na Faixa de Gaza Temos recebido pedidos para treinar as suas forças no Egipto e no Iémen. Gostaríamos de levá-los a obter aformação de que necessitam, e para serem mais poderosos, mas eles não têm ninguém que os lidere. "

Noutra passagem, o Sr. Diskin é citado descrevendo a situação "desesperada" dos líderes do Fatah na Faixa de Gaza: "Eles estão se aproximando de uma situação de soma zero [onde um tudo ganhará e outro tudo perderá], e ainda assim pedem-nos para atacar o Hamas. Este é um novo desenvolvimento. Nunca tinhamos visto isto antes. "


Esta última informação só veio confirmar as suspeitas das dúbias relações dos líderes da Fatah com o eixo EUA-Israel.

Pode verificar o original da primeira mensagem no EL País.

Sem comentários: