Quando da visita de Norman Finkelstein a Portugal em Setembro passado divulguei a iniciativa e referindo a sua obra nomeei que o livro The Holocaust Industry (A Indústria do Holocausto) fora traduzido para o português, no Brasil, em 2001, pela editora Record.
Desconhecia que a mesma obra tinha sido editada em Portugal pela Antígona, também em 2001.
Aqui fica a merecida reparação e a apresentação que então a Antígona disponibilizou no seu lançamento.
A INDÚSTRIA DO HOLOCAUSTO: REFLEXÕES SOBRE A EXPLORAÇÃO DO SOFRIMENTO DOS JUDEUS
Norman Finkelstein
Tradução: Ana Barradas
171 páginas
Ano da Edição: 2001
A partir deste notável livro de Norman Finkelstein, judeu filho de sobreviventes do Gueto de Varsóvia, é mais difícil aos empresários da indústria do Holocausto cobrirem-se com a aura das vítimas dos seus predecessores hitlerianos.
As teses defendidas pelo autor estão a desencadear enorme escândalo nos meios «democráticos» ocidentais, porque sendo hoje o Holocausto uma marca comercial com grande valor de mercado, sustentada nos sofrimentos terríveis de milhões de judeus exterminados durante a Segunda Guerra Mundial, é incómodo retirar a máscara às organizações judaicas americanas que têm justificado a política criminosa de Israel.
A Antígona, atenta à actualidade internacional, deseja, com este livro controverso, contribuir para um debate mais alargado sobre o tema.
NB: Se não encontrar a obra referida no site da Antígona é porque este ainda está na fase de "carregamento" e ainda não chegou a vez. Mas sei que ainda se encontram disponíveis alguns exemplares pelo que aconselho a fazer desde já a encomenda ao seu livreiro ou directamente ao Editor antes que esgotem - que foi o que eu já fiz.
Sem comentários:
Enviar um comentário