Nesta sessão será examinada: “A cumplicidade das empresas internacionais nas violações do Direito Internacional dos Direitos Humanos, do Direito Internacional Humanitário, e nos Crimes de Guerra, por parte de Israel.
Para tal basta seguir o link.
Programa
Primeiro Dia: 20 de Novembro, Sábado
10:00 - Pierre Galand (Bélgica), abrirá a sessão de Londres, em nome do Comité Organizador Internacional do Tribunal Russell sobre a Palestina (RTOP).
Introdução à segunda sessão do Tribunal Russell sobre a Palestina pelo Embaixador da França Stéphane Hessel (França) e Michael Mansfield QC (Reino Unido).
10:15 - I. O quadro legal relevante para Conduta Empresarial
Os juristas, Richard Hermer QC (R.U.), Yasmine Gado (EUA) e Dr. William Bourdon (França) irão definir o quadro jurídico do tribunal. Cada perito irá analisar os detalhes das lesgislações do Reino Unido, do EUA e de França, respectivamente, e a sua relevância para a aplicação do direito internacional, bem como a sua relevância para o foco desta sessão sobre a cumplicidade empresarial.
11:30 - Intervalo
11:50 - II. Implicações das actividades empresariais nos colonatos e na sua vizinhança (Parte 1)
Dra. Dalit Baum (Israel) e Hugh Lanning (UK) irão apresentar o panorama das questões relacionadas com as práticas de negócio relacionadas com os colonatos e com a indústria dos colonatos.
Al Fayez Taneeb (Palestina) e Wael Natheef (Palestina), falarão sobre o impacto directo que esta situação tem tido nos palestinos como trabalhadores e como moradores nos e nas proximidades dos colonatos.
13:30 - Intervalo
14:45 - II. Implicações das actividades empresariais nos colonatos e na sua vizinhança (Parte 2)
Adri Nieuwhof (Holanda), falará como principal perito em regulamentação de contratos públicos e sobre a multinacional francesa, Veolia, e as suas práticas de negócios nos territórios palestinos ocupados.
Ghaleb Mashni (Palestina) dará conta do impacto que esta situação teve sobre os palestinos.
John Dorman (Irlanda) terminará a sessão avaliando a conexão entre a Cement Roadstone Holdings e a construção do Muro.
15:50 - III. Comércio e Rotulagem de Produtos dos Colonatos
Um representante da Al-Haq* (Palestina) apresentará uma panorâmica geral das questões jurídicas relacionadas com o comércio e a rotulagem dos produtos dos colonatos.
16:10 - Intervalo
16:30 - Christophe Perrin (França), apresentará um relato das práticas de negócios dos produtores agrícolas, Carmel Agrexco.
Nancy Rae e Kricorian Abileah (EUA), analisará a empresa de cosméticos Ahava e a sua produção de produtos para spa.
Phon Van Den Biesen (Holanda), analisará as questões relativas à rotulagem dos produtos provenientes dos colonatos israelitas e os trabalhos serão encerrados com a apresentação de Genevieve Coudrais (França), sobre a Soda Stream.
18:00 Encerramento do primeiro dia de trabalhos
* Al-Haq, é uma organização não-governamental de direitos humanos palestina, independente, com sede em Ramallah, na Cisjordânia. Fundada em 1979 para proteger e promover os direitos humanos e o Estado de direito nos Territórios Ocupados Palestinos (OPT), a organização tem status consultivo especial junto ao Conselho Económico e Social das Nações Unidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário