Escolhi 5 dos factos que considerei mais relevantes de uma lista de 10 que a organização judaica americana pró-paz e pró-Israel JStreet coligiu para desmontar a campanha que os sectores do "nacional"-sionismo puseram em marcha após a derrota dos democratas com o objectivo de sabotarem qualquer esforço de Obama em relação à paz no Médio Oriente.
Isto apesar da toda a indulgência demonstrada pela Administração de Obama face aos desmandos de Israel no campo dos direitos humanos e do cumprimento da lei e decisões internacionais. O lobby do "nacional"-sionismo achou demais o agravo e como comprovou hoje a propagandista Ester Mucznik na sua crónica no Público, não esquece nem perdoa.
Facto # 1: 60% dos judeus americanos têm uma opinião favorável acerca de Obama, apesar dos constantes boatos em sentido contrário.
Facto # 2: 71% dos judeus americanos apoiam que os EUA desempenhem um papel activo na resolução do conflito, mesmo que isso signifique discordar publicamente tanto os israelitas quanto dos árabes, apesar de dois anos de constantes ataques da direita sobre a política do Presidente para o Médio Oriente.
Facto # 3: Quando perguntados quais são as duas questões mais importantes para decidir como votar, apenas 7% dos eleitores judeus escolheram Israel, colocando esta questão em oitavo lugar empatada com o meio ambiente.
Facto N º 4: As questões que são importantes para eles são as mesmas que são importantes para os outros eleitores americanos: a economia (62%), a saúde (31%), o défice e a despesa pública (18%) e a educação (12%).
Facto # 5: Os judeus americanos têm uma opinião fortemente desfavorável em relação ao Tea Party (71%), Glenn Beck (67%), Sarah Palin (78%) e Partido Republicano (70%).
Fontes: National Survey of American Jewish Voters (November 2, 2010), Survey of PA Jewish Voters (November 2, 2010), Survey of IL-09 Jewish Voters (October 21-24, 2010); Conducted by Gerstein | Agne Strategic Communications; Resultados globais disponíveis em http://2010.jstreet.org
Saiba mais em: http://2010.jstreet.org
Sem comentários:
Enviar um comentário