02 janeiro, 2009

A posição do CPPC sobre a situação em Gaza

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), de acordo com notícia do Público, baseado num despacho da Lusa, que a seguir transcrevo, exigiu no passado dia 30 de Dezembro, em conferência de imprensa, que Portugal e a União Europeia condenem os ataques de Israel a Gaza e pediu a implementação de políticas internacionais que ponham fim ao "desumano" bloqueio ao território.
.
"O CPPC exige que o Governo português e a União Europeia condenem com vigor estes ataques e tomem todas as medidas ao seu alcance para que Israel ponha cobro de imediato a este criminoso massacre e ao desumano bloqueio à Faixa de Gaza e ainda às anunciadas intenções de avanço militar por terra", declarou hoje o representante do CPPC, Rui Rosa, numa conferência de imprensa sobre o conflito na Faixa de Gaza.
.
"Estes ataques são um exemplo particularmente cruel da política de terrorismo de Estado que Israel pratica há várias décadas contra o povo da Palestina e o seu direito a constituir-se como Estado soberano", afirmou Rui Rosa, que lembrou que os recentes ataques israelitas, que tiveram início no passado fim-de-semana, já provocaram mais de 300 mortos e 1500 feridos.
.
O representante do CPPC criticou ainda a União Europeia por tomar partido de forma "unilateral, não de maneira concertada", referindo-se às declarações de Angela Merkel. "Ainda ontem a chanceler alemã se pronunciou sobre essa matéria, responsabilizando directamente uma das partes, o Hamas, pelo agravamento do conflito", disse Rui Rosa.
.
"Posso admitir que o ministro português dos Negócios Estrangeiros [Luís Amado] tivesse a intenção de contribuir com uma posição mais equilibrada sobre a situação que se vive no Médio Oriente. O facto é que a chanceler da principal potência política e económica europeia [Alemanha] se antecipou a dar o tom do que previsivelmente vai ser uma decisão da União Europeia", acrescentou.
É de referir que esta conferência de imprensa foi convocada conjuntamente pelas seguintes organizações:


  • CPPC - Conselho Português para a Paz e Cooperação


  • CGTP-IN - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses–Intersindical Nacional


  • MDM - Movimento Democrático de Mulheres


  • MPPM - Movimento pelos Direitos do Povo Palestiniano e pela Paz no Médio Oriente


  • Tribunal Mundial do Iraque


  • Comité de Solidariedade Palestina

Sem comentários: