15 janeiro, 2009

Israel transgride novamente a Lei do Mar

A marinha israelita forçou um navio que transportava mais de uma tonelada de suprimentos médicos para a Faixa de Gaza a voltar para o alto mar esta madrugada.

Segundo o “Free Gaza”, um movimento de defesa dos direitos humanos, que fretou o “Spirit of Humanity”, barcos de guerra israelitas cercaram o navio em águas internacionais, a cerca de 100 milhas a partir de Gaza.

A organização Free Gaza afirmou que tinha enviado uma notificação oficial ao governo israelita informando-o da sua intenção de navegar até Gaza, desafiando o bloqueio naval e que as autoridades cipriotas tinham inspeccionado o barco, a seu pedido, antes de ter deixado o porto de Lanarca na passada terça-feira, certificando que este só transportava material humanitário.

De acordo com passageiros no barco, os navios de guerra israelitas rodearam o “Spirit of Humanity” ameaçando disparar caso ele não voltasse para trás.

O navio transportava, entre tripulação e passageiros, 21 pessoas passageiros, incluindo 3 médicos, jornalistas e membros do parlamento europeu, bem como material médico e medicamentos para os hospitais de Gaza.

O Free Gaza organizou quatro viagens bem sucedidas a Gaza, a primeira das quais em 23 de Agosto de 2008 rompendo assim o bloqueio naval imposto por Israel, após o Hamas ter assumido o controlo da Faixa de Gaza, em Junho de 2007.

A última tentativa, no entanto, terminou em 30 de Dezembro, quando um barco de guerra israelita abalroou, o navio “Dignity”, que teve de ser então desviado para o Líbano, para reparações.

Esta acção da marinha israelita ameaçando um navio desarmado, em missão humanitária, é uma violação flagrante do direito marítimo internacional e da Convenção da ONU sobre o Direito do Mar, que estabelece que "…o alto-mar deve ser reservado para fins pacíficos."
.
No Público também é notícia.

Sem comentários: