21 agosto, 2012

Caso Assange: A "Justiça" sueca não merece confiança!

Pois... e no tocante a prisão perpétua com clausura em solitária, em Guantánamo?

É bom ter presente que o sistema de justiça sueco já demonstrou que não é pessoa de bem. Senão vejamos:

Numa primeira fase (Agosto 2010 - um mês depois da divulgação, no WikiLeaks, de documentos pouco abonatórios das actividades dos EUA no Afeganistão) emitiu mandatos de captura contra Assange por estupro e agressão sexual.

Depois de surgirem acusações de que se tratava de uma conspiração contra Assange os mandatos foram retirados.

A 1 de Setembro a "justiça" sueca volta a reabrir o processo e a 20 de Novembro emite pedido de extradição internacional.

A 28 de Novembro o Wikileaks divulga documentos comprovativos de acções de espionagem contra líderes políticos inclusive do próprio secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Dois dias depois, em 30 de Novembro, a Interpol distribuiu em 188 países, uma notificação vermelha, isto é, um alerta geral que implica o mais alto nível de alerta internacional.

É óbvio que este tipo de notificação não será normalmente emitida no tocante ao tipo de crimes de que Assange é acusado senão o sistema de notificações da Interpol deixaria de funcionar.

 A situação ainda coloca mais em cheque o sistema de justiça sueco quando se conhece que o promotor sueco pediu que Assange seja detido SEM ACESSO A ADVOGADOS, a visitantes ou a outros presos.

Como se vê existem muitos mais “Putins” na terra e até em sítios onde até aqui menos se esperava. Não é despiciendo ter presente que a mui nobre democracia sueca é governada desde 2006 por uma coligação de centro-direita…

PS: É interessante notar que o "Frankfurter Rundschau" veicula as posições da "Justiça" sueca sem sequer as questionar...


Sem comentários: