A Rússia exorta Israel para que acabe com todas as actividades de colonização na Cisjordânia, declarou este domingo, durante uma visita à Síria, o enviado especial ao Médio Oriente de Moscovo, Alexander Saltanov.
Após uma reunião com o Ministro dos Negócios Estrangeiros sírio Walid Muallem, o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros russo Alexander Saltanov declarou aos jornalistas: "Moscovo apela a um fim de todas as formas de actividades de colonização, incluindo o crescimento natural".
Durante o encontro, os diplomatas discutiram os meios de impulsionar o processo de paz na região, e constataram a "forte determinação da comunidade internacional para renovar o diálogo com o objectivo de resolver o conflito árabe-israelita", disse Saltanov.
A Rússia, juntamente com os outros três membros do Quarteto para o Médio Oriente - Organização das Nações Unidas, União Europeia e Estados Unidos – já concordara, numa reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros, em finais de Junho, que a única solução viável para o conflito israelo-palestino é a da criação de um estado palestino.
O Quarteto também concordou que a situação em Gaza é insustentável, e manifestaram sérias preocupações sobre a situação humanitária no enclave.
Sem comentários:
Enviar um comentário