11 setembro, 2012

nine/eleven: Duas histórias de crimes contra a Humanidade

Um contributo de Ken Loach, narrado pelo chileno Vladimir Vega, para que um e outro 11 de Setembro permaneçam na nossa memória.

Para que tais crimes não mais se repitam, se os pudermos impedir, e para que as palavras como "liberdade", "dignidade", "terrorismo", não possam ser confundidas, e voltem a ter valor semântico.

11 de Setembro: 1973, Santiago, Chile - 2001, Nova York, EUA




10 setembro, 2012

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos decide a favor da triagem de embriões num caso de doença genética destacando que estes não são “crianças”




No processo Rossetta Costa e Walter Pavan v. Itália, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos decidiu, a 29 de Agosto de2012, que o Estado italiano violou o direito ao respeito pela vida privada e familiar daquele casal ao proibir que estes, portadores saudáveis ​​de fibrose cística, realizassem com a ajuda de diagnóstico (genético) de pré-implantação (PID) a selecção de embriões gerados por fecundação in vitro (IVF), antes de serem implantados, com o objectivo de terem um filho e assim evitarem transmitir a doença aos seus descendentes.

Na sentença o Tribunal esclarece que observou em primeiro lugar que «as noções de “embrião” e “criança” não devem ser confundidas» e refere ainda a "incoerência do sistema legislativo italiano" já que, se "por um lado priva os autores do diagnóstico genético de pré-implantação" por outro permite o aborto "por razões terapêuticas".

Os autores deste processo basearam-se no artigo 8.º (direito ao respeito pela vida privada e familiar) da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, para se queixarem de que a única forma de terem um bebê que não tivesse fibrose cística era iniciar uma gravidez por meios naturais e terminá-la medicamente assistida (IVG) de cada vez que os testes realizados aos fetos apresentassem a existência da doença; e nos termos do artigo 14.º (proibição de discriminação) da referida Convenção, alegaram que eram vítimas de discriminação em comparação com casais estéreis ou com aqueles onde o homem tinha uma doença sexualmente transmissível.

A lei italiana proíbe o PID mas no entanto permite a IVF e assim a selecção de embriões para casais estéreis ou nos casos em que o homem é portador de doença sexualmente transmissível como o VIH ou hepatite B e C, para evitar o risco da transmissão da doença.

Entre os principais factos evidenciados destaca-se que o casal teve em 2006 uma filha, a quem foi diagnosticada fibrose cística, tendo então tomado conhecimento de que eram portadores de tal doença. Em 2010 Rossetta voltou a ficar grávida tendo sido diagnosticado que o embrião era portador da doença, tendo escolhido interromper a gravidez.

Assim o casal pretendia realizar um diagnóstico de pré-implantação, selecionando os embriões para assim evitar o nascimento de um filho com a mesma doença. Esta prática não é legal de acordo à legislação da Itália que proíbe a seleção embrionária.

Os juízes decidiram ainda que o Estado italiano deve pagar aos autores 15 mil euros "por danos morais" e 2500 euros por custos e despesas processuais.


Esta sentença está sujeita a recurso pelo prazo de três meses.

(1)     A fibrose cística (também conhecida como mucoviscidose) é uma doença hereditária, que afeta todo o organismo, causando deficiências progressivas e, frequentemente, levando à morte prematura.

26 agosto, 2012

La femme / Hymne aux femmes

Mouloudji



La mémoire et la mer

Leo Ferré



La Mer.

Charles Trénet



Abriu hoje a Cimeira dos Não Alinhados (NAM)

Cimeira do Movimento dos Países Não Alinhados (NAM).

Abriu hoje em Teerão a cimeira do Movimento dos Países Não Alinhados (NAM).

O ministro dos Negócios Estrangeiros da nação anfitriã, Ali Akbar Salehi, abriu a cimeira convidando os delegados da organização, de 120 membros, a promover o diálogo entre as civilizações, a estar alerta para aqueles que praticam "políticas egoístas de interferência"

e instando os delegados para resistir a "sanções económicas unilaterais ... decretadas por certos países contra países não-alinhados".

Salehi apelou ao NAM para fortalecer a paz e eliminar a discriminação e alertou para o crescente poder do Conselho de Segurança e para a necessidade da sua reforma.

Cerca de 35 chefes de Estado ou de governo participam nesta cimeira do Movimento dos Países Não Alinhados, que abarca potências regionais como a Índia até pequenas ilhas do Caribe.

A lista de convidados inclui também o secretário-geral Ban Ki-moon, que resistiu à pressão diplomática para boicotar o evento depois de o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, ter afirmado que Israel é um "tumor cancerígeno" que não tem lugar no Médio Oriente.

Na semana passada, o Departamento de Estado dos EUA declarou que o Irão não era "merecedor" de organizar o evento e que iria tentar " manipular os participantes ".

As razões de Gideon Levy para dar "razão" a Lieberman.

As crianças e o exército de (ocupação) mais "moral" do mundo...

Três histórias que se interligam e denunciam os abusos de um exército de ocupação - o israelense - sobre as crianças - palestinas - e não só...



www.brasildefato.com.br
Representante da ONU critica em especial as forças armadas por seu tratamento  inflexível com as crianças, na maioria dos casos acusadas de jogar pedras contra os militares.


www.independent.co.uk
Hafez Rajabi was marked for life by his encounter with the men of the Israeli army's Kfir Brigade five years ago this week. Sitting beneath the photograph of his late father, the slightly built 21-year-old in jeans and trainers points to the scar above his right eye where he was hit

Ghetto

Ironicamente o muro com que Israel se rodeia, por razões ditas de "segurança" - porque não escolhe construir a paz - está a transformar o seu território e os territórios que desta forma vai anexando ilegalmente em mais um enorme gueto.

"A verdade sangrenta sobre incivil guerra na Síria"

Marinaleda: Onde a utopia se foi fazendo realidade.

www.ionline.pt
Depois de dois dias nas estradas da região de Córdova, os mani- festantes atingiram as imediações da cidade.

MORREU A UNIÃO EUROPEIA...

Israelitas-Palestinos: Coexistência, "Normalização", Enganos?

noticias.terra.com.br
Uma improvisada barraca no bairro de Musrara (entre as áreas árabe e judia de Jerusalém) na qual são distribuídas fatias de melancia e se escuta à noite o som do alaúde

ESSE DESEMPREGO!

Revisitando Berthold Brecht:

ESSE DESEMPREGO!

Meus senhores, é mesmo um problema
Esse desemprego!
Com satisfação acolhemos
Toda oportunidade
De discutir a questão.
Quando queiram os senhores! A todo momento!

Pois o desemprego é para o povo
Um enfraquecimento.

Para nós é inexplicável
Tanto desemprego.
Algo realmente lamentável
Que só traz desassossego.
Mas não se deve na verdade
Dizer que é inexplicável
Pois pode ser fatal
Dificilmente nos pode trazer
A confiança das massas
Para nós imprescindível.

É preciso que nos deixem valer
Pois seria mais que temível
Permitir ao caos vencer
Num tempo tão pouco esclarecido!
Algo assim não se pode conceber
Com esse desemprego!
Ou qual a sua opinião?
Só nos pode convir
Esta opinião: o problema
Assim como veio, deve sumir.
Mas a questão é: nosso desemprego
Não será solucionado
Enquanto os senhores não
Ficarem desempregados!

NEIL ARMSTRONG 1930-2012

25 agosto, 2012

Fuerteventura

Russian Red



Cepticismo face a Fátima

O Sol perguntou à Lua

Adriano Correia de Oliveira



O Sol
préguntou à Lua

O Sol
préguntou à Lua

Quando a
quando a vera amanhancer
Quando a,
quando a vera amanhacer

D’uns olhos teus
À vista
D’uns olhos teus

À vista
Que vem o Sol cá fazer

Que vem
Que vem o Sol cá fazer

E o Sol préguntou à Lua
quando a vera amanhancer

À vista d’uns olhos teus
Que vem o Sol cá fazer

E o Sol préguntou à Lua
quando a vera amanhancer

À vista d’uns olhos teus
Que vem o Sol cá fazer

O Sol
préguntou à Lua

O Sol
préguntou à Lua

Quando a
quando a vera amanhancer
Quando a,
quando a vera amanhacer

Duns olhos teus
À vista
D’uns olhos teus

À vista
Que vem o Sol cá fazer

Que vem
Que vem o Sol cá fazer.